Sebrae

Indústria de panificação tem apoio para buscar inovação

Para ajudar as padarias a se modernizarem, Sebrae participará de feira do segmento. “Para ser competitivo, empresário precisa inserir elementos que agreguem valor”, diz Guilherme Afif

20/07/2017

FacebookWhatsAppTwitter

Segundo o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, as panificadoras têm acompanhado uma mudança de perfil dos consumidores

 

Formado em sua grande maioria por pequenas empresas, o segmento de panificadoras no Brasil iniciou no ano passado um movimento de recuperação da crise que vinha se arrastando desde 2010. O segmento reúne cerca de 64 mil empresas e alcançou um faturamento de R$ 87,24 bilhões em 2016.

Uma das mais tradicionais do País, a indústria de panificação carece, porém, de inovação. E é com o objetivo de contribuir para a redução dessa carência que o Sebrae participa este ano, mais uma vez, da Fipan 2017, considerado o mais importante evento dessa indústria no Brasil.

Como explica o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, as panificadoras têm acompanhado uma mudança de perfil dos consumidores, que procura cada vez mais alimentos frescos, com qualidade e diversidade. “Nos últimos anos as padarias agregaram valor com qualidade e diversidade. As chamadas ‘padarias conceito’ ganharam mercado com produção própria, além de ampliar a oferta de produtos e serviços. Para ser competitivo, empresário precisa inserir elementos que agreguem valor, como embalagens especiais; iluminação diferenciada; formato inovador em layout; tudo isso faz a diferença”, conta Afif.

Realizada anualmente em São Paulo, no mês de julho, a Fipan deve reunir esse ano mais de 300 expositores e atrair um público aproximado de 60 mil empresários e profissionais, entre os dias 25 e 28 desse mês. Durante quatro dias, os visitantes da Feira poderão, por exemplo, conhecer fornecedores do ramo de food service, conferir palestras de especialistas, e participar de demonstrações de produtos.

O Sebrae participa do evento com um estande de ativação de marca onde os empreendedores e potenciais empresários poderão interagir e conhecer conteúdos desenvolvidos pela instituição para esse segmento. Em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Panificação (Abip) e com o Instituto Tecnológico da Panificação e Confeitaria (ITPC), o Sebrae desenvolve projeto com o objetivo de tornar as padarias artesanais mais competitivas, por meio da implementação de ações de qualidade, produtividade e sustentabilidade.

Na Fipan, a ênfase da ação do Sebrae será na disseminação do Guia de Implementação da norma ABNT NBR 16170:2013, elaborado no âmbito do Convênio entre Sebrae, Abip e ITPC, em conjunto com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O material traz as diretrizes para avaliação da qualidade e classificação do pão tipo francês.

Entre os diferentes conteúdos disponibilizados aos empreendedores pelo Convênio entre Sebrae, Abip e ITPC, estão publicações sobre tendências de mercado, tributação, padaria conceito, clipping semanal e artigos técnicos que oferecem orientações sobre como manter as panificadoras competitivas. Para conhecer as iniciativas, os interessados podem acessar o site (aqui).

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter