DEPENDÊNCIA QUÍMICA

A internação compulsória é solução ou problema?

O psiquiatra Ronaldo Laranjeira, especialista em alcoolismo e dependência de outras drogas, será o palestrante do Encontro Democrático desta sexta-feira

12/07/2017

FacebookWhatsAppTwitter

O psiquiatra Ronaldo Laranjeira

 

Um dos maiores especialistas brasileiros em dependência química, o psiquiatra Ronaldo Laranjeira, estará nesta sexta-feira (14) no Espaço Democrático – fundação para estudos e formação política do PSD – para falar sobre o tema que vem causando grande polêmica em São Paulo nos últimos meses: a internação compulsória de dependentes é solução ou problema?

A palestra de Laranjeira é mais uma da série Encontros Democráticos, que a fundação do PSD vem realizando já há mais de dois anos com a intenção de produzir conteúdo que possa orientar a atuação dos integrantes do partido em suas diversas áreas de atuação. A palestra desta sexta-feira será transmitida ao vivo pelo Facebook do Espaço Democrático, a partir das 17h30.

Laranjeira é graduado em Medicina pela Escola Paulista de Medicina (1982), onde fez residência em Psiquiatria (1984). Phd em Psiquiatria pela Universidade de Londres (1994), atualmente é Professor Titular do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo e presidente da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM).

Sua experiência na área de Psiquiatria, com ênfase em alcoolismo e dependência de outras drogas, é vasta. Suas principais áreas de pesquisa são tratamento da dependência química, o impacto das políticas públicas do álcool e outras drogas, bases biológicas da dependência e avaliação epidemiológica do uso de substâncias. É o principal pesquisador do Instituto Nacional de Políticas do Álcool e Drogas (INPAD), um dos recém-criados núcleos do maior programa de investigação científica do Brasil, os Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Em 2014 recebeu o prêmio Griffith Edwards, premiação da International Society of Addiction Journal Editors em reconhecimento pela sua atuação como clínico, educador e implementador de políticas públicas sobre álcool e drogas.

Na área de treinamento, coordena vários cursos de pós-graduação latu senso em dependência química (cursos de especialização presencial e virtual). É professor-orientador do programa de pós-graduação do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP e coordenador da UNIAD (Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas) da UNIFESP.

O Encontro Democrático desta sexta-feira (14) começa às 17h30 horas, na sede do Espaço Democrático (rua Santo Antonio, 182/184, 14º andar, Bela Vista, São Paulo) e é aberto a qualquer interessado.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter