Tecnologia

Internet para Todos reduz desigualdade social, diz Kassab

Ministro esteve nesta segunda em Ourinhos (SP), onde se reuniu com dezenas de prefeitos para apresentar o programa que levará acesso à rede mundial a milhares de localidades brasileiras

15/01/2018

FacebookWhatsAppTwitter

O ministro Gilberto Kassab durante apresentação do programa ao lado do prefeito Lucas Pocay e do deputado Walter Ihoshi

 

Edição: Scriptum

 

Dezenas de prefeitos da região Oeste do Estado de São Paulo participaram nesta segunda-feira (15) de encontro em que o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, apresentou, em Ourinhos, o programa Internet para Todos. Segundo o ministro, a iniciativa vai reduzir a desigualdade social do país, possibilitando que os mais pobres tenham o acesso à internet.

No evento, organizado pelo prefeito de Ourinhos, Lucas Pocay (PSD), Kassab lembrou que “esse é um dos mais importantes projetos de inclusão social no país hoje. Imagine uma criança que cresça sem acesso à internet, na escola ou em casa. É evidente que a criança com acesso à internet terá melhores condições ao longo da sua vida, e isso não é justo. Entre tantos objetivos desse programa, ele tem um cunho social muito importante”, afirmou o ministro, ao lado do deputado federal Walter Ihoshi (PSD).

O Internet para Todos é uma iniciativa do MCTIC que vai levar conexão em banda larga para milhares de localidades de todo o país a preços reduzidos. O objetivo é democratizar o acesso à internet buscando a inclusão social. “É um projeto que vai se estender por todo o Brasil, para todas as prefeituras. Temos a expectativa de que, aqui na região, já em março estejamos implantando as primeiras antenas”, disse Gilberto Kassab.

Para participar do programa, os municípios deverão encaminhar um ofício ao MCTIC pedindo a adesão ao programa, com um telefone e e-mail para contato. A partir desse documento, a pasta vai enviar às cidades um modelo de termo de adesão, que deverá ser preenchido com a indicação das localidades para atendimento. Esse termo também define as obrigações do município, como a garantia de infraestrutura básica para a instalação dos equipamentos de conexão e a aprovação pelas Câmaras Municipais da dispensa da cobrança de Imposto Sobre Serviços (ISS).

Durante sua visita a Ourinhos, o ministro Gilberto Kassab conheceu o Detecta, sistema inteligente de monitoramento de crimes que está sendo implantado pela Prefeitura da cidade e passará a auxiliar a Polícia na recuperação de veículos furtados ou roubados a partir de fevereiro. Em pontos estratégicos da cidade serão instaladas câmeras que farão a leitura da placa dos veículos. Em segundos é feita uma busca no banco de dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

 

O ministro conheceu o Detecta, sistema inteligente de monitoramento de crimes que está sendo implantado em Ourinhos

 

Convênios

No programa Internet para Todos, a conexão à rede mundial de computadores será feita por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), em órbita desde maio de 2017. O SGDC é parte do esforço do governo federal para ampliar o acesso à banda larga no país. Lançado ao espaço em maio deste ano, é o primeiro equipamento brasileiro de uso civil e militar. O projeto recebeu R$ 2,7 bilhões em investimentos do governo federal, por meio de uma parceria entre o MCTIC e o Ministério da Defesa. A previsão é que o equipamento seja operacional por 18 anos.

O ministro Gilberto Kassab ressaltou que o SGDC “é o primeiro satélite de propriedade do governo brasileiro. O Ministério da Defesa vai fazer uso de 30% da sua capacidade para monitorar 100% das fronteiras brasileiras, vai melhorar muito o combate ao enfrentamento às drogas e contrabando”.

O ministro explicou ainda que parte da capacidade do satélite será utilizada por meio de convênio com o Ministério da Educação. “Vamos levar banda larga para todos equipamentos públicos municipais e estaduais do país. Em 2018 serão 7 mil pontos. Estamos finalizando, também, convênio com o Ministério da Saúde para levar já em 2018 internet para 15 mil pontos em todo o país”, ressaltou Kassab.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter