TECNOLOGIA

Investimento catarinense em inovação é exemplo, diz Kassab

Em Florianópolis, ministro destacou importância de convênio firmado entre o CNPq e a fundação de pesquisa catarinense para pagar bolsas aos projetos do programa Sinapse da Inovação

08/03/2018

Em SC, o ministro assinou termo de compromisso para pagamento de bolsas nos projetos selecionados pelo programa Sinpase da Inovação.

Edição: Scriptum

A consolidação do Estado de Santa Catarina como grande referência no país e no mundo, com o polo de investimento na inovação, gerador de empregos e de desenvolvimento, foi destacada pelo ministro de Ciências, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, nesta quarta-feira (7), em Florianópolis, durante a abertura do Fórum Nacional do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

Para Kassab, o investimento contínuo em ciência, tecnologia e inovação em Santa Catarina é um exemplo a ser seguido na busca pelo desenvolvimento econômico. Segundo ele, esse modelo permite que os Estados estimulem a criação de empregos e a geração de renda para a população. “Tenho certeza absoluta que Santa Catarina é um exemplo para o Brasil. Ao longo das últimas décadas, o Estado se consolidou como uma grande referência no país e no mundo, com o polo de investimento na inovação, gerador de empregos e de desenvolvimento. Aqui, temos as maiores taxas de retomada da criação de empregos do Brasil”, disse.

No evento, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Santa Catarina (Fapesc) assinaram termo de compromisso para pagamento de bolsas nos projetos selecionados pelo programa Sinpase da Inovação. A iniciativa foi criada em 2008 para apoiar o empreendedorismo inovador no estado.

O ministro ressaltou que sua pasta teve atuação forte em Santa Catarina, “muito por conta da importante contribuição que o Governo do Estado sempre deu, trabalhando para que pudéssemos consolidar importantes parcerias, como mais essa que estamos firmando nesta noite”.

Investimentos

Kassab voltou a defender a recuperação do orçamento da ciência e tecnologia e o incentivo à interação entre aos setores público e privado. “Não há a menor possibilidade de o Brasil encontrar uma saída para a sua crise econômica sem investimento expressivo no campo da ciência e da inovação. Precisamos muito de verbas públicas, e que elas sejam cada vez melhor utilizadas. Precisamos muito de uma conscientização plena da sociedade brasileira de que a pesquisa, a ciência e a inovação precisam de parcerias com o capital privado. E as empresas também precisam de investimentos a fundo perdido. Temos que fazer os investimentos compatíveis com as necessidades desse importante pilar do nosso desenvolvimento.”

Também participaram da solenidade o governador de Santa Catarina, Eduardo Moreira; a presidente do Confap, Maria Zaira Turchi; o presidente do CNPq, Mario Neto Borges; o secretário-executivo do MCTIC, Elton Zacarias; e o presidente da Fapesc, Sergio Gargioni.