Itupeva investe em qualificação para voltar a crescer

Tendo como foco de sua gestão oferecer à população empregos e renda, o prefeito Marcão Marchi, do PSD, desenvolve na cidade do interior paulista diversas ações para qualificar mão de obra

28/04/2017

O prefeito Marcão Marchi: “Nós buscamos sempre benefícios diretos para a população”

Desde o início do ano, a Prefeitura de Itupeva, cidade de 45 mil habitantes do interior de São Paulo, vem adotando iniciativas para ampliar a qualificação de mão de obra local e atrair novas empresas e indústrias para o município. Tendo como foco de sua gestão oferecer à população acesso a empregos e renda, o prefeito Marcão Marchi, do PSD, reforça sua disposição nesse sentido. “Nós buscamos sempre benefícios diretos para a população. Fico com uma alegria imensa de saber que estamos conseguindo ajudar na qualificação profissional das pessoas e, também, de auxiliar no processo de retomada ao mercado de trabalho”, afirma.

Em menos de quatro meses, diversas oportunidades já estão sendo oferecidas para as famílias itupevenses, gratuitamente, com o objetivo de garantir renda extra: no Fundo Social de Solidariedade, mais de 10 cursos profissionalizantes são oferecidos; a parceria do Senai e do Posto de Atendimento do Trabalhador (PAT) para cadastro de pessoas com deficiência; cursos gratuitos por meio do Programa Estadual de Qualificação e Requalificação Profissional (PEQ) para quem está desempregado; e a retomada do convênio com o Centro Paula Souza para que, finalmente, o município tenha cursos profissionalizantes (o primeiro é de técnico em Administração).

Além disso, a unidade móvel do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) já esteve duas vezes em Itupeva, para auxiliar quem deseja se tornar um microempreendedor.

Dois cursos profissionalizantes gratuitos – Administração e Recepção/Atendimento – já foram iniciados.

Os alunos que participam das aulas de manicure e pedicure, artesanato, panificação e doces já começaram as aulas práticas no novo Fundo Social de Solidariedade de Itupeva. Os ensinamentos, inclusive, já estão sendo aplicados. “Fico muito feliz em ver que as pessoas já estão aprendendo nos cursos e que, de certa forma, isso poderá ajudar na renda familiar. A população itupevense merece esse tipo de ação”, afirmou a presidente do Fundo Social, primeira-dama Dani Marchi.

Simone Taboga, uma das alunas que faz o curso de corte e costura do Fundo Social, comenta: “Eu sou representante têxtil e esse curso de corte e costura aprimora o meu conhecimento na área. Com isso, consigo divulgar melhor meu trabalho para outros clientes”.

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) fez uma parceria com o Senai (Serviço Nacional da Indústria) de Itu para cadastramento de pessoas com algum tipo de deficiência interessadas em realizar cursos profissionalizantes ou ingressar no mercado de trabalho. “Foi uma oportunidade incrível para essas pessoas. Conseguimos inserir uma destas pessoas cadastradas no mercado de trabalho”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Social, Aline Alves.

Dois cursos profissionalizantes gratuitos – Administração e Recepção/Atendimento – para pessoas que estão desempregadas também já foram iniciados. As aulas tiveram início nessa quarta-feira (26) e tem duração de 32 dias, fruto de uma parceria conseguida pelo prefeito Marcão Marchi com o Governo do Estado (Programa Estadual de Qualificação e Requalificação Profissional). “Minha irmã viu esses cursos no site. Ela me contou e eu fiz a inscrição. Fiquei muito feliz, pois vai acrescentar muito no meu currículo”, explicou a aluna de Administração, Andreia Aparecida.

O tão esperado início das aulas dos cursos técnicos em Itupeva foi possível neste ano, após uma reunião entre o prefeito Marcão Marchi e a diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, em São Paulo. O convênio que estava praticamente perdido foi retomado e as aulas terão início já no segundo semestre deste ano.

O curso técnico de Administração já está confirmado. As inscrições começaram dia 11 de abril e vão até 12 de maio. As aulas estão previstas para começar em agosto. Após inscritos, os candidatos farão um vestibulinho e, por ordem de classificação na prova, ocuparão as 40 vagas disponíveis. “Tenho ciência de quanto é importante esse tipo de curso para os jovens do nosso município. Por isso o prefeito correu atrás e retomou esse convênio com o Centro Paula Souza”, afirmou o secretário de Educação Fábio Andrade.