SAÚDE

Itupeva oferece tratamento gratuito contra o tabagismo

Programa realizado pela gestão do prefeito Marcão Marchi (PSD) oferece atendimento médico e psicológico para quem luta contra o vício de fumar

13/11/2017

FacebookWhatsAppTwitter

O prefeito Marcão Marchi

Em Itupeva, município de 45 mil habitantes do interior paulista, a gestão do prefeito Marcão Marchi (PSD), em parceria com o SUS, oferece tratamento gratuito para quem quer parar de fumar. Os locais de atendimento são o Centro de Atenção Psicossocial (Caps), as Unidades de Saúde da Família São João, Monte Serrat, Quilombinho e Santa Elisa, além da Unidade Básica de Saúde Guacuri.

Coordenado pela secretária de Saúde, Lúcia Checchinato, o programa oferece atendimento médico e psicológico aos pacientes. O tratamento leva em conta as necessidades e o histórico de cada um com o cigarro. “O programa fornece todas as estratégias e informações necessárias para que consigam abandonar o vício. Esta é uma decisão, no entanto, que precisa envolver o total comprometimento do participante”, explica a secretária.

O programa oferece atendimento médico e psicológico aos pacientes; o tratamento leva em conta as necessidades e o histórico de cada um com o cigarro.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, cerca de 200 mil pessoas morrem por ano, no País, como consequência dos efeitos da expansão do consumo de tabaco, que começou nas décadas de 1950 e 1960 e atingiu o ápice na década de 1970.

“A minha mãe está fazendo o tratamento e decidi procurar o mesmo caminho. Estou incentivando ela e me ajudando contra esse vício terrível. Espero conseguir vencer essa batalha, pois só depende de mim”, afirma a assistente administrativa Carla Roberta dos Santos, fumante há 20 anos.

A psicóloga do programa, Franscismari Barbin, explica que “o fumante tem um vínculo tão estreito com o cigarro que, muitas vezes, o ‘personifica’ na figura de um amigo. Por isso mesmo, a quebra deste elo traz sofrimento e a necessidade de lidar como se fosse a perda de um ente querido”.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter