AMBIENTE

João Pessoa se arruma para receber a primavera

A nova estação, que chega na sexta, será recebida na capital da Paraíba, administrada por Luciano Cartaxo (PSD), com campanhas educativas e ações para embelezar a cidade

19/09/2017

Os agentes de limpeza vão intensificar o trabalho nas praias, canais e rios

João Pessoa, administrada pelo prefeito Luciano Cartaxo (PSD), já está se preparando para a primavera, que começa nesta sexta-feira (22), às 17h02, e deve atrair muitos turistas à capital da Paraíba. Com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância de preservar a cidade limpa, a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) realiza ações educativas, nessa quarta-feira (20), a partir das 6h, no Busto de Tamandaré, na divisa das praias de Cabo Branco e Tambaú.

O evento é uma alusão ao “Dia Internacional de Limpeza de Praias e Rios”. A intervenção faz parte de uma ação maior da Prefeitura Municipal, chamada “João Pessoa Sustentável”, de 20 a 22 de setembro, que envolve também a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e a Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob).

Mesmo antes da chegada da primavera, porém, moradores e visitantes já começam diferenças nas ruas e parques. A Lagoa do Parque Solon de Lucena é praticamente um ponto de passagem obrigatório na rotina de milhares de moradores e turistas. A partir de sua revitalização, na gestão do prefeito Luciano Cartaxo, o lugar recuperou o status de ser o primeiro destino de quem busca um pouco de calma no movimentado centro da cidade.

Se antes o principal cartão-postal da cidade impressionava do alto mas decepcionava de perto, hoje, é cenário de muitas belezas, multiplicadas pela chegada da primavera. E registradas todos instantes pelos olhares e lentes dos seus admiradores mais fiéis. “Eu venho sempre aqui, às vezes com meu filho, outras com amigas”, afirma a dona de casa Rosicleide da Silva, acompanhada da amiga, Cristiane dos Santos, com quem posava para selfies. “Toda vez que eu venho aqui tenho que fazer o registro. E mais na primavera, quando a Lagoa fica ainda mais bonita”, diz Cristiane.

Para melhorar ainda mais o ambiente na cidade, de acordo com a programação da Emlur, a primeira ação educativa desta quarta-feira será a concentração de voluntários no Busto de Tamandaré para fazer o recolhimento de resíduos da faixa de areia. “Convocamos aqueles que têm compromisso com a preservação do meio ambiente e com a destinação adequada dos resíduos a participarem dessa iniciativa simbólica, uma ação em defesa da qualidade de vida dos pessoenses”, argumenta o superintendente Lucius Fabiani.

Além do chamamento à população de João Pessoa, os agentes de limpeza vão intensificar o trabalho nas praias, canais e rios, entre eles, o canal do Parque Paraíba (Bessa), as Três Lagoas (Jardim Veneza), o trecho da praia do Cabo Branco a Tambaú, o Rio Cuiá (Valentina Figueiredo), bem como a manutenção das papeleiras e a instalação de contentores de 1.200 litros em frente aos estabelecimentos de venda de coco na praia do Cabo Branco.

Por sua vez, a Semam, na quinta-feira (21), realiza ações em comemoração ao Dia da Árvore em toda a cidade com o plantio de dezenas de mudas, dentro de uma parceria com a TV Cabo Branco. A atividade da Semob ocorre na sexta-feira (22), com o encerramento das atividades da Semana do Trânsito, com o “Dia Sem Carro”, na qual sugere a população aderir a alternativas como caminhada, bicicleta ou transporte coletivo.