Planejamento

João Pessoa traça planos para melhorar mobilidade

O prefeito da capital paraibana, Luciano Cartaxo (PSD), autorizou investimento de R$ 3,3 milhões para elaboração de Plano Diretor de Mobilidade. Projeto terá audiências para ouvir a população

22/05/2017

Com um investimento de R$ 3,3 milhões, o prefeito Luciano Cartaxo (PSD) autorizou na manhã desta segunda-feira (22), a ordem de serviço para o início da elaboração do Plano Diretor de Mobilidade Urbana de João Pessoa. O objetivo do projeto é pensar o trânsito e transporte de forma planejada para os próximos anos, de forma sustentável e que melhore não apenas a qualidade de vida da população, mas também permita o desenvolvimento da cidade.

O Plano de Mobilidade, que será realizado por um consórcio de três empresas, realizará um diagnóstico técnico das condições de mobilidade da capital da Paraíba com os municípios vizinhos da microrregião e definir as diretrizes e propostas, buscando, junto com a sociedade, formas de atender suas necessidades de deslocamento dentro de um conceito moderno de mobilidade urbana sustentável. O projeto será elaborado pelas empresas Concremat Engenharia, Sistran e Comap Consultarias, que formam o consórcio vencedor.

Teremos um conjunto de ações bem planejadas na área da mobilidade urbana para que o pedestre, o ciclista, o usuário do transporte público coletivo e o que utiliza seu veículo particular tenham um projeto de planejamento para os próximos anos. O Plano ouvirá toda a cidade através de audiências públicas e conversas com associações. Era um deficit que a cidade tinha, mas que estamos conseguindo superar com planejamento porque é dessa forma que a cidade vai se preparar para chegar a um milhão de habitantes. Essa é uma data histórica e especial”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

A elaboração do Plano passará por diversas fases que incluirão reuniões regionais com moradores, instituições, como universidades e conselhos, e representantes do Poder Legislativo, além de audiências públicas. “É preciso um planejamento maior que não se faz de um dia para o outro para termos ações e investimentos estruturantes. Uma cidade sustentável deve ter um plano que priorize os transportes não motorizados e o coletivo. Este plano prevê também que a cada dez anos seja feita sua atualização. Este é o caminho para tornar as cidades mais sustentáveis e que tenham uma mobilidade que possa trazer também o desenvolvimento, além da qualidade de vida”, afirmou o superintendente de Mobilidade Urbana (Semob), Carlos Batinga.

O coordenador de Contratos da Concremat Engenharia (líder do consórcio), Carlos Henrique Pires, destacou que o projeto utilizará técnicas avançadas de engenharia. “Vamos criar o Plano de Mobilidade para a microrregião de João Pessoa, contemplando diversos aspectos na área de trânsito, transporte, áreas social e ambiental, para que a gente possa em comum acordo com a sociedade civil, equipe técnica e com todos os entes que têm interesse, elaborar o melhor plano, utilizando as melhores técnicas de engenharia e considerando as variáveis quantitativas e qualitativas e, principalmente, a sustentabilidade ambiental, social e econômica”, afirmou.