Tecnologia

Kassab anuncia para 2020 início do sistema 4K de TV digital

Implantação de tecnologia com imagens de mais qualidade trará mais conforto ao usuário e mais eficiência às comunicações, disse o ministro Gilberto Kassab, da Ciência e Tecnologia, durante evento em São Paulo

30/08/2016

FacebookWhatsAppTwitter
Kassab SET Expo

O ministro Kassab: “Esperamos que em 2020 tenhamos dado os primeiros passos para levar aos usuários esse sistema”

 

Ao participar nesta terça-feira (30) da abertura da SET Expo, evento que faz parte do 28º Congresso SET sobre inovações e mudanças no segmento da indústria de broadcast e novas mídias, em São Paulo, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, disse que o Brasil deverá adotar o sistema de tecnologia de ultra resolução de imagem 4k para TV Digital até 2020. “Esperamos que em 2020 tenhamos dado os primeiros passos para levar aos usuários esse sistema”, disse o ministro.

Diferente das imagens em Full HD, com 1920 x 1080 pixels, a imagem em 4k equivale a quatro vezes a quantidade pixels na tela –  3840 x 2160 pixels – o que torna a imagem mais nítida. De acordo com o ministro, a tecnologia trará mais conforto os usuários e mais eficiência às comunicações. “Quem vai ganhar é o povo brasileiro, pois 10 anos de estudos pela comunidade acadêmica e autoridades mostram que essa é a melhor tecnologia e não temos hoje nenhuma voz que discorde disso. Estamos no caminho certo para que todos os brasileiros tenham em breve a melhor tecnologia para nossas televisões”, afirmou Kassab.

De acordo com o ministro, o sistema japonês vem sendo adotado em toda a América Latina, com exceção da Colômbia e do Suriname. Segundo ele, representantes dos governos brasileiros e japonês têm feito contatos com autoridades colombianas sobre a possibilidade de adesão, mas sempre respeitando a decisão daquele país, que optou pelo sistema europeu.

No evento, o ministro Kassab informou ainda que o governo não vai atuar em favor da Oi em seu processo de recuperação judicial. Segundo ele, as medidas que forem tomadas e que tiverem impacto para as operadoras, como a revisão dos bens reversíveis e uma mudança do regime de concessão para autorização, serão feitas para todo o setor, sem ter a Oi em mente. De acordo com Kassab, uma das evidências dessa postura é que o governo não pretende editar uma medida provisória com mudanças no marco regulatório. O caminho, segundo ele, tem sido apoiar o projeto de lei 3.453 do deputado Daniel Vilela (PMDB-GO).

Kassab SET Expo 2

“Estamos no caminho certo para que todos os brasileiros tenham em breve a melhor tecnologia para nossas televisões”, afirmou Kassab.

Evento

O SET Expo é maior evento de negócios e de tecnologia para broadcast e novas mídias da América Latina e é composto pelo Congresso SET Expo e pela Feira de Produtos e Serviços SET Expo. Reconhecido pelo Departamento de Comércio dos Estados Unidos como uma excelente oportunidade de negócios, com a certificação Trade Fair Certification, o evento tem por objetivo apresentar e discutir as inovações técnicas, as regulações e os novos produtos do mercado audiovisual, cobrindo toda a cadeia de produção, desde a criação até a distribuição. Promovido pela SET, o evento recebe 200 expositores que representam 400 marcas nacionais e internacionais, representantes de 37 países e 16 mil visitantes.

Em sua terceira edição, o Fórum acontece nos dias 29 e 30 de agosto. Na plateia e no palco, estarão presentes os maiores influenciadores e tomadores de decisão em negócios para a indústria de broadcast. Os temas das palestras vão de Tendências da Radiodifusão, Projetos para um Novo Rádio, até o Panorama Econômico no Brasil e na América Latina.

Entre os palestrantes, estão confirmados os nomes de Darren Whitehead, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da IABM (International Association of Broadcasting Manufacturers); Rodrigo Neves, diretor geral do Grupo Bandeirantes em Campinas; João Monteiro de Barros Neto, diretor da Rede Vida e Acácio Costa, diretor do Grupo Mix. O evento é fechado para 200 convidados.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter