AMBIENTE

Kassab apoia frente para desenvolvimento de veículos elétricos

Ministro Gilberto Kassab participou do lançamento de frente parlamentar para o desenvolvimento de frota de carros elétricos e relembrou iniciativas nesse sentido que adotou na Prefeitura de São Paulo

17/05/2018

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O ministro Gilberto Kassab e o deputado Marcelo Matos: “Essa é uma iniciativa importante para o país.”

 

Edição: Scriptum

 

Lançada nesta quinta-feira (17) em Brasília, a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Eletromobilidade Brasileira recebeu o apoio do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, que elogiou a iniciativa e lembrou que vem se preocupando com este tema ao longo de sua vida pública. “Essa é uma iniciativa importante para o país. Quando fui prefeito de São Paulo, criei todas as condições favoráveis à implantação de frotas de carros elétricos”, afirmou.

Coordenada pelo deputado federal Marcelo Matos, do PSD do Rio de Janeiro, a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Eletromobilidade Brasileira é composta por 190 deputados e 10 senadores. Seu principal objetivo é estimular o desenvolvimento da indústria automotiva brasileira de veículos elétricos, tanto para o transporte público quanto particular. Para isso, os parlamentares podem sugerir propostas que incrementem o mercado interno, estabelecendo incentivos para o desenvolvimento tecnológico e de infraestrutura.

De acordo com Marcelo Matos, o principal desafio da frente será popularizar o mercado de veículos elétricos no país. “Para isso, será preciso acelerar a análise dos 21 projetos que tramitam na Casa”, disse.

O parlamentar explicou que é necessário também trabalhar pela desoneração tributária do setor. “Precisa ser uma política de Estado com benefícios para que a indústria se instale e gere emprego e renda. Se não, a gente vai ficar dando murro em ponta de faca e nada vai acontecer”, alertou.

Matos disse que a redução dos impostos, como o que incide sobre os Produto Industrializado – o IPI – e o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS – são necessários para que haja desenvolvimento tecnológico no país. Atualmente, a alíquota do IPI é de 25% e o ICMS 50% o que inviabiliza a comercialização em grande escala desses automóveis.

Pioneirismo em São Paulo

Já apresentando números expressivos nos países mais desenvolvidos, a entrada de veículos elétricos ou híbridos no mercado brasileiro vem acontecendo de forma gradual. Uma das primeiras iniciativas nesse sentido ocorreu em São Paulo, em 2011, quando o então prefeito Gilberto Kassab anunciou o início da fase de testes para implantação de uma frota de táxis elétricos na capital.

O programa piloto tinha duas unidades do elétrico Nissan Leaf, hatch médio importado, que passaram a circular com passageiros a partir do ponto de táxi localizado na esquina da avenida Paulista com a rua da Consolação. O programa evoluiu e, em dezembro de 2012, último mês da gestão Kassab, já havia dez táxis elétricos circulando na cidade.

 

Kassab conduz o carro elétrico ao lado do prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, em 2011.

 

Outra iniciativa adotada por Kassab em sua gestão na prefeitura paulistana foi o lançamento, em 2012, da primeira frota de táxis híbridos do país, com os primeiros 20 veículos de um lote previsto para chegar a 116 automóveis. Equipados com tecnologia que combina dois motores, um elétrico e outro a combustão, eles lançam 40% menos poluentes no ar da cidade do que os modelos convencionais.

E esse processo tem continuado. No final de abril passado, a Prefeitura de São Paulo divulgou os editais da licitação que vai regular o futuro do sistema de transporte coletivo municipal. O texto estabelece, entre outros itens, os cronogramas anuais com as metas de corte de poluentes que serão exigidas pelos concessionários ao longo de 20 anos.

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