Kassab apoia frente para desenvolvimento de veículos elétricos
Ministro Gilberto Kassab participou do lançamento de frente parlamentar para o desenvolvimento de frota de carros elétricos e relembrou iniciativas nesse sentido que adotou na Prefeitura de São Paulo
17/05/2018
Edição: Scriptum
Lançada nesta quinta-feira (17) em Brasília, a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Eletromobilidade Brasileira recebeu o apoio do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, que elogiou a iniciativa e lembrou que vem se preocupando com este tema ao longo de sua vida pública. “Essa é uma iniciativa importante para o país. Quando fui prefeito de São Paulo, criei todas as condições favoráveis à implantação de frotas de carros elétricos”, afirmou.
Coordenada pelo deputado federal Marcelo Matos, do PSD do Rio de Janeiro, a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Eletromobilidade Brasileira é composta por 190 deputados e 10 senadores. Seu principal objetivo é estimular o desenvolvimento da indústria automotiva brasileira de veículos elétricos, tanto para o transporte público quanto particular. Para isso, os parlamentares podem sugerir propostas que incrementem o mercado interno, estabelecendo incentivos para o desenvolvimento tecnológico e de infraestrutura.
De acordo com Marcelo Matos, o principal desafio da frente será popularizar o mercado de veículos elétricos no país. “Para isso, será preciso acelerar a análise dos 21 projetos que tramitam na Casa”, disse.
O parlamentar explicou que é necessário também trabalhar pela desoneração tributária do setor. “Precisa ser uma política de Estado com benefícios para que a indústria se instale e gere emprego e renda. Se não, a gente vai ficar dando murro em ponta de faca e nada vai acontecer”, alertou.
Matos disse que a redução dos impostos, como o que incide sobre os Produto Industrializado – o IPI – e o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS – são necessários para que haja desenvolvimento tecnológico no país. Atualmente, a alíquota do IPI é de 25% e o ICMS 50% o que inviabiliza a comercialização em grande escala desses automóveis.
Pioneirismo em São Paulo
Já apresentando números expressivos nos países mais desenvolvidos, a entrada de veículos elétricos ou híbridos no mercado brasileiro vem acontecendo de forma gradual. Uma das primeiras iniciativas nesse sentido ocorreu em São Paulo, em 2011, quando o então prefeito Gilberto Kassab anunciou o início da fase de testes para implantação de uma frota de táxis elétricos na capital.
O programa piloto tinha duas unidades do elétrico Nissan Leaf, hatch médio importado, que passaram a circular com passageiros a partir do ponto de táxi localizado na esquina da avenida Paulista com a rua da Consolação. O programa evoluiu e, em dezembro de 2012, último mês da gestão Kassab, já havia dez táxis elétricos circulando na cidade.
Outra iniciativa adotada por Kassab em sua gestão na prefeitura paulistana foi o lançamento, em 2012, da primeira frota de táxis híbridos do país, com os primeiros 20 veículos de um lote previsto para chegar a 116 automóveis. Equipados com tecnologia que combina dois motores, um elétrico e outro a combustão, eles lançam 40% menos poluentes no ar da cidade do que os modelos convencionais.
E esse processo tem continuado. No final de abril passado, a Prefeitura de São Paulo divulgou os editais da licitação que vai regular o futuro do sistema de transporte coletivo municipal. O texto estabelece, entre outros itens, os cronogramas anuais com as metas de corte de poluentes que serão exigidas pelos concessionários ao longo de 20 anos.
LINK: https://psd.org.br/noticia/kassab-apoia-frente-para-desenvolvimento-de-veiculos-eletricos/