Kassab discute obras e projetos na região de Campinas

Durante reunião com prefeitos, em Indaiatuba, o ministro analisou também propostas para novos investimentos.

24/04/2015

FacebookWhatsAppTwitter

O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, participou na tarde desta sexta-feira (24) de reunião técnica com prefeitos das cidades que compõem a Região Metropolitana de Campinas (SP). O encontro ocorreu em Indaiatuba e faz parte da série que o ministro vem realizando com governadores e prefeitos desde que assumiu o Ministério, em janeiro deste ano.

Segundo o ministro, a reunião foi bastante proveitosa e permitiu analisar as parcerias existentes entre o governo federal e os municípios, discutindo maneiras de superar os obstáculos existentes, e examinar novas ações no campo da infraestrutura, nas áreas de habitação, mobilidade urbana, saneamento e infraestrutura para a região.

Kassab informou que nas próximas semanas voltará à região para discutir com os integrantes do Consórcio PCJ (Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) as possibilidades de parcerias entre governos federal, estadual e municipal para melhorar as condições de abastecimento de água para a população local.

O Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí é uma associação de direito privado sem fins lucrativos, composta por municípios e empresas, que tem como objetivos a recuperação dos mananciais de sua área de abrangência e a conscientização de todos os setores da sociedade sobre a problemática dos recursos hídricos da região, no planejamento e no fomento às ações de recuperação dos mananciais.

A Região Metropolitana de Campinas é composta por dezenove municípios, dentre eles, Americana, Campinas, Cosmópolis, Hortolândia, Indaiatuba, Jaguariúna, Paulínia, Santa Bárbara d’Oeste, Sumaré e Vinhedo.

Somente na Região Metropolitana de Campinas, o governo federal investiu, por meio do Ministério das Cidades, desde 2003, R$ 8,5 bilhões nas áreas de habitação, saneamento, mobilidade urbana e infraestrutura. No Estado de São Paulo, o investimento total é de R$ 152 bilhões. Em todo o Brasil, o investimento total é de 542 bilhões.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter