Kassab encontra prefeitos do interior de São Paulo e oferece parceria do Ministério das Cidades

Ministro esteve reunido com prefeitos em Assis e Votuporanga. Ele quer estreitar o relacionamento com os municípios para acelerar o desenvolvimento de projetos.

11/04/2015

FacebookWhatsAppTwitter
assis1

Ministro Kassab fala sobre projetos com prefeitos da região de Assis

 

O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, reuniu-se neste sábado (11) com prefeitos das regiões de Assis e Votuporanga, no interior de São Paulo, para conhecer de perto as demandas dos municípios e acompanhar o estágio das obras do Ministério das Cidades. Foi mais uma etapa da série de encontros que ele vem fazendo por todo o Brasil, com prefeitos e governadores de Estado. O propósito é dar agilidade ao processo de formalização de parcerias.

“Quando eu assumi o cargo a presidenta Dilma Rousseff pediu que eu estivesse sempre ao lado dos prefeitos, em todo o Brasil, ouvindo e trabalhando para o desenvolvimento dos municípios”, disse Kassab após encontrar-se com os prefeitos do Vale do Paranapanema, em Assis. O ministro recebeu elogios do prefeito de Assis, Ricardo Pinheiro Santana, por fazer um gabinete itinerante. Santana disse a jornalistas que Kassab vem se tornando uma liderança cada vez mais importante porque sai do gabinete de trabalho e vai a campo ouvir as necessidades dos prefeitos.

O ministro deixou as portas do seu gabinete abertas aos prefeitos. “A partir de agora vamos iniciar uma relação rotineira para construir projetos e parcerias e atender da melhor maneira possível aos municípios”. Ele lembrou que a maior parte dos projetos de infraestrutura – como são os casos daqueles elaborados pelo Ministério das Cidades – é demorada, mas que o seu papel é este. “Temos que ajudar os municípios a criar as condições de desenvolvimento”.

Em Votuporanga, Kassab esteve com o prefeito da cidade, Junior Marão, e chamou a atenção para o quadro preocupante na área de saneamento, na região. Segundo ele, “o nível de esgoto tratado em várias cidades é muito baixo, por isso precisamos dar prioridade às obras nas áreas de habitação e saneamento na maior parte das cidades”. Kassab apontou que para universalizar o tratamento de esgotos nos próximos 30 anos o Brasil precisa dobrar os investimentos que faz atualmente. “No ritmo atual, só em 60 anos teremos todo o esgoto produzido no País tratado”.

Tanto em Assis quanto em Votuporanga o ministro das Cidades voltou a defender a revisão do Pacto Federativo. “Eu costumo dizer que os municípios que ainda não quebraram um dia vão quebrar se nada for feito”, disse ele. “Hoje, os orçamentos dos municípios estão muito aquém das necessidades que eles vêm assumindo nas últimas décadas, por isso eu defendo que o Pacto Federativo seja revisto. Mas enquanto isso não acontece, o Governo Federal vai estender a mão aos prefeitos”.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter