São Paulo

Kassab foi quem mais tempo comandou a Prefeitura pelo voto direto

No comando da cidade de São Paulo por seis anos e nove meses, Gilberto Kassab é o prefeito, eleito pelo voto direto, que mais tempo ficou no cargo e o único reeleito na história de São Paulo.

06/01/2017

FacebookWhatsAppTwitter

Com a posse do 52º prefeito da cidade neste último dia 1º de janeiro, o ex-prefeito Gilberto Kassab se mantém como quem, pelo voto direto, mais tempo ocupou o cargo em São Paulo e o único reeleito desde que o posto foi criado, no final do século 19. Kassab ficou, ao todo, 2.466 dias como prefeito paulistano.

O prefeito Gilberto Kassab durante o C40 Summit realizado em São Paulo em 2011,

Foi a Câmara Municipal que aprovou, em outubro de 1898, a Lei 374, que seria promulgada três dias depois, para organizar o Poder Executivo municipal. Em seu artigo 1º, dispunha que “o Poder Executivo municipal será exercido por um único vereador, sob a denominação de prefeito municipal”.

Com isso, o primeiro prefeito foi o vereador mais votado naquele ano, Antonio da Silva Prado, que seria reeleito indiretamente, todos os anos, até ocorrer a primeira eleição direta para prefeito de São Paulo, em dezembro de 1907, com a escolha do próprio Antônio da Silva Prado para um mandato de três anos. Mas a experiência durou bem pouco: em 1910 o governo estadual e a Assembleia Legislativa mudaram a lei e os prefeitos da Capital passaram a ser indicados pelo governador.

O sufrágio universal e direto só voltou em 1953, quando o vencedor da eleição foi Jânio Quadros. A reeleição para cargos majoritários não era permitida. Ela só foi introduzida na Constituição do Brasil há cerca de 20 anos, e desde então apenas um prefeito – Gilberto Kassab – disputou a reeleição e venceu, tornando-se assim o que mais tempo ficou no cargo por votação direta: seis anos e nove meses. Considerando-se qualquer tipo de escolha – eleição direta, eleição indireta ou simples nomeação – só governaram a cidade por mais tempo que Kassab os prefeitos Antônio Prado e Prestes Maia, este com um mandato por nomeação e outro por eleição direta.

O prefeito Antônio Prado.

 

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter