Tecnologia

Kassab: governo pode contribuir para aumentar segurança digital

Em evento que debateu propostas para a Estratégia Digital Brasileira, o ministro da Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab, destacou a importância do uso seguro da internet para a sociedade

08/06/2017

FacebookWhatsAppTwitter

O ministro citou setores em que o país se destaca na área de tecnologia, como a urna eletrônica, o programa de declaração do Imposto de Renda e o sistema bancário.

 

A segurança cibernética é uma das grandes preocupações da sociedade brasileira e o governo federal deve contribuir na busca de soluções. A afirmação é do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, que participou nesta quinta-feira (8) da abertura do seminário “Confiança no Ambiente Digital: os Desafios da Segurança Cibernética na Estratégia Digital Brasileira (EDB)”, promovido pela Secretaria de Política de Informática (Sepin) do Ministério.

No evento realizado em Brasília, Kassab lembrou a vocação do brasileiro para o mundo digital e citou setores em que o país se destaca na área de tecnologia, como a urna eletrônica nos processos eleitorais, o programa de declaração do Imposto de Renda, da Receita Federal, e o sistema bancário.

O ministro destacou que “os avanços tecnológicos trazem também seus problemas. E a questão da segurança cibernética é o principal deles”. Ele acrescentou que a segurança cibernética é importante ferramenta para enfrentar a criminalidade que envolve o uso de tecnologias. “Que esse seminário seja o primeiro passo para que a gente possa contribuir como governo para ajudar em parte das soluções.”

O secretário de Política de Informática, Maximiliano Martinhão, lembrou que a segurança cibernética ganhou destaque em dois casos recentes: o ataque cibernético em diversos países, inclusive no Brasil, com sequestro de dados de usuários e empresas; e no jogo da “Baleia Azul”, que utilizou as redes sociais para induzir jovens em todo o mundo à automutilação e ao suicídio.

Segundo ele, o seminário promovido pelo MCTIC tem o objetivo de aprofundar as discussões sobre a segurança no ambiente virtual, que faz parte de um dos eixos temáticos da Estratégia Digital Brasileira. “A confiança no ambiente digital envolve um conjunto amplo de temas que passa pelo respeito a direitos no ambiente cibernético, proteção à privacidade e dados pessoais e também pela segurança e defesa cibernética”, explicou.

A elaboração da Estratégia Digital Brasileira está sendo conduzida pelo Ministério em articulação com outros órgãos do governo, sociedade civil, universidades, comunidade científica e setor produtivo e vai definir até o fim deste ano prioridades e metas para o próximo quinquênio.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter