COMUNICAÇÕES

Kassab: Internet para Todos construirá um Brasil melhor

O ministro Gilberto Kassab se encontrou com prefeitos da região de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, para explicar o programa federal que vai ampliar a conectividade em todas as regiões

02/03/2018

FacebookWhatsAppTwitter

 

Em Ribeirão Preto, o ministro lembrou que o Internet para Todos oferece às prefeituras a oportunidade de indicar as localidades sem conectividade para receber antenas sem custo algum

 

Edição: Scriptum

 

No próximo dia 12 serão assinados em Brasília, durante cerimônia no Palácio do Planalto, os primeiros convênios com as prefeituras para implantar banda larga em localidades sem acesso à internet. A informação foi passada nesta sexta-feira (2) a prefeitos da região de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab.

Segundo ele, para participar deste primeiro mutirão de assinaturas, os municípios devem aderir ao programa até a próxima sexta-feira (9). Até o momento, mais de 1,2 mil prefeituras estão prontas para assinar o convênio com o Ministério. Kassab explicou ainda que, a partir de maio, as antenas do Internet para Todos serão instaladas nos municípios que aderirem ao programa.

Na quinta-feira (1), o ministro Gilberto Kassab esteve em Belém, no Pará, onde também fez esse chamamento aos prefeitos da região, lembrando que, para a prefeitura, a implantação é gratuita. “O governo federal, por meio da Telebras, instala gratuitamente a antena, e o município tem a oportunidade de ter conectividade em qualquer localidade. O usuário terá um custo, mas a tarifa será bastante reduzida por causa da isenção tributária que este programa tem”, afirmou.

Em Ribeirão Preto, o ministro lembrou que o Internet para Todos oferece às prefeituras a oportunidade de indicar as localidades sem conectividade para receber as antenas sem custo algum. A capacidade de instalação é de 200 antenas por dia. “Então, em pouco tempo, vamos dotar o Brasil de conectividade, o que vai ajudar as cidades a melhorar a qualidade de vida de seus moradores e também os serviços prestados aos cidadãos. Com isso, a gente vai ter um Brasil melhor”, disse o ministro.

Ele lembrou que as conexões de banda larga do programa Internet para Todos serão feitas a partir do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), em órbita desde maio de 2017 após investimentos de R$ 3 bilhões. “O satélite tem duas características: capacidade e vida útil. A capacidade do SGDC é maior que a somatória de todos os satélites privados que o Brasil possui hoje. E a vida útil é de 18 anos, que é o tempo do combustível”, afirmou Kassab.

Além dos convênios com as prefeituras, o MCTIC firmou outras parcerias para utilizar a capacidade do satélite, que terá 30% da capacidade disponibilizada para o Ministério da Defesa. “Com essa operação, o Ministério da Defesa vai poder operar 100% das fronteiras brasileiras”, ressaltou.

Um convênio será firmado com o Ministério da Educação para levar banda larga para 100% das escolas brasileiras. Em 2018, serão 7 mil escolas beneficiadas. “Ano que vem serão 10 mil escolas e, em dois ou três anos, não haverá escola no Brasil que não tenha banda larga.” Outro convênio foi firmado com o Ministério da Saúde, para levar internet para hospitais e postos de saúde de todo o país.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter