Inovação

Kassab: participação das mulheres na pesquisa é cada vez mais expressiva

Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações participou da entrega do prêmio "Para Mulheres na Ciência". Ele reforçou a importância dos investimentos em pesquisa para o país crescer

21/10/2016

FacebookWhatsAppTwitter
Kassab evento LÓreal

O ministro Kassab: “Essa premiação é o reconhecimento do trabalho da mulher”.

 

A participação cada vez mais expressiva das mulheres na produção científica brasileira foi ressaltada pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, durante a entrega do prêmio “Para Mulheres na Ciência”, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Iniciativa da L’Oréal Brasil em parceira com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a condecoração é concedida anualmente a sete cientistas brasileiras.

“Essa premiação é o reconhecimento do trabalho da mulher. Todos nós sabemos o que significa a pesquisa para o mundo e a participação das mulheres é, felizmente, cada vez mais expressiva em todos os campos profissionais, em especial, na pesquisa”, afirmou Kassab.

Fórum

Nesta sexta-feira (21), o ministro Gilberto Kassab participou do 8º Fórum De Inovação e Tecnologia, organizado pela Câmara de Comércio Brasil-França. Ele afirmou que a proposta orçamentária encaminhada ao Congresso prevê um aumento de 30% nos recursos destinados à pasta em 2017 na comparação com 2015. Ele observou que o ministério ficou defasado em algumas áreas depois de sofrer um contingenciamento acima da média das outras pastas em 2016, o que justificou um reforço para o ano que vem. “Agora caberá ao Congresso decidir”, afirmou.

Kassab negou que a Proposta de Emendas Constitucional (PEC) 241, que limita os gastos públicos, vá gerar mais cortes de verbas para o setor de pesquisa e desenvolvimento tecnológico. “Já foi contingenciado um volume grande de recursos neste ano e agora estamos na estabilidade”, afirmou. Ele defendeu a aprovação da PEC no Congresso. “A aprovação da PEC vai gerar estabilidade na economia e proporcionar o retorno do desenvolvimento no futuro próximo”, afirmou.

 

Kassab Fórum Inovação

“A aprovação da PEC 241 vai gerar estabilidade na economia e proporcionar o retorno do desenvolvimento no futuro próximo”, afirmou o ministro.

Prêmio

Durante sua fala na a entrega do prêmio “Para Mulheres na Ciência”, o ministro reiterou a importância dos investimentos em ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento dos países. “Sabemos que as crises, por mais profundas que sejam, são passageiras, mas passam mais rápido quando os países entendem que um dos caminhos para solucioná-las é investindo em pesquisa e inovação”, disse.

Sete pesquisadoras de diferentes regiões do Brasil foram premiadas na edição deste ano. Cada uma recebeu uma bolsa-auxílio no valor de R$ 50 mil para dar continuidade às pesquisas. A bióloga Fernanda de Pinho Werneck, do Instituto de Pesquisas da Amazônia (Inpa), foi a única cientista de uma unidade de pesquisa do MCTIC premiada nesta edição. Fernanda desenvolveu estudo sobre o nível de resistência das espécies aos efeitos das mudanças climáticas. Focada nos répteis, a pesquisa analisou os riscos de extinção e a capacidade adaptativa de lagartos da Amazônia e do Cerrado, os dois maiores biomas da América do Sul.

“É preciso agir com urgência. Em toda a história evolutiva, houve mudanças climáticas e seleção natural das espécies, mas hoje contamos com um componente crucial: a velocidade com que as variações do clima estão ocorrendo, que dificulta a possibilidade de as espécies passarem por processos adaptativos”, alertou.

Também foram premiadas a física Ana Chies Santos e a matemática Adriana Neumann de Oliveira, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Gabriela Trevisan, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Claudia Kimie Suemoto e Denise Morais da Fonseca, da Universidade de São Paulo (USP); e Elisama Vieira Santos, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Completando 11 anos no Brasil e 18 no mundo, o prêmio L´Oréal-Unesco-ABC Para Mulheres na Ciência tem o objetivo de promover, valorizar e reconhecer a participação das mulheres na comunidade científica brasileira.

Kassab SNCT em Salvador (BA)

Em Salvador, Kassab conheceu os estandes e os laboratórios do Cimatec, centro de pesquisa e formação de profissionais para a indústria de ponta.

Exposição

O ministro Gilberto Kassab também esteve, na quinta-feira (20), na Exposição Tecnológica da 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, montada no Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia do Senai, em Salvador (BA). Durante a visita, Kassab conheceu os estandes e os laboratórios do Cimatec, centro de pesquisa e formação de profissionais para a indústria de ponta.

O Cimatec é uma das 28 unidades credenciadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) – entidade vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). A parceria, firmada em 2014, já rendeu 31 projetos, totalizando R$ 172 milhões em investimentos.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter