França

Kassab quer reforçar cooperação científica com a Unesco

O ministro Gilberto Kassab se reuniu em Paris com a diretora-geral da entidade ligada à ONU e discutiu apoio a projetos de tecnologia e inovação em estudo pelo governo brasileiro

23/01/2018

O ministro Gilberto Kassab em audiência com a diretora geral da Unesco, Audrey Azoulay.

Edição: Scriptum

Sétima maior nação contribuinte ao orçamento regular da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o Brasil quer reforçar os laços com a entidade e estreitar a cooperação para estimular atividades de ciência, tecnologia e inovação em território brasileiro. Essa foi a mensagem que o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, levou na segunda-feira (22) à diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay, no primeiro compromisso de sua viagem oficial à França.

Na terça-feira (23), segundo dia da missão internacional na França, o ministro se encontrou com o presidente da École Polythecnique, Jacques Biot, e sete alunos brasileiros da instituição. O objetivo foi tratar das cooperações existentes e planejar novas parcerias entre a tradicional escola de engenharia francesa e instituições nacionais. “Estamos felizes de ver o Brasil trocando conhecimento. A Escola Politécnica da França proporciona aos alunos brasileiros adquirir um conhecimento muito grande em seus campos de atuação, assim como oferece aos alunos franceses a oportunidade de conhecer melhor o Brasil e consolidar as relações entre os dois países”, afirmou o ministro.

Fundada em 1794, a Escola Politécnica mantém parcerias com instituições brasileiras como o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Os alunos brasileiros da instituição vieram do Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí e São Paulo.

Kassab destacou que “esses estudantes representam muito para o Brasil e para suas universidades. Que esses jovens sejam exemplo para centenas de outros brasileiros que querem ter essa oportunidade”.

Em sua conversa com a dirigente da Unesco, Kassab discutiu uma série de intervenções e parcerias da Unesco com o Brasil. “Foi uma reunião muito importante, que consolida nossos laços, a participação do Brasil na Unesco. E traz o apoio da Unesco para diversos projetos que estão sendo idealizados dentro do MCTIC e do governo brasileiro”, disse o ministro.

Nesta terça-feira (23), o ministro se reuniu com o presidente da Escola Politécnica, Jacques Biot.

Segundo ele, “a participação da Unesco é fundamental para que possamos, com a presença dos nossos cientistas, das pessoas vinculadas à inovação, às universidades, construir o mundo da inovação, investir mais em ciência para que tenhamos um mundo cada vez melhor”.

Kassab convidou Audrey Azulay a visitar o Brasil para participar do Fórum Mundial da Água, que acontecerá em Brasília (DF), entre os dias 18 e 23 de março. Também participaram da audiência a embaixadora do Brasil na Unesco, Maria Edileuza Fontenele Reis, e o chefe da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais (Assim) do MCTIC, Felipe Fortuna.

Na quinta-feira (25), Gilberto Kassab cumpre agenda com a ministra francesa de Ensino Superior, Pesquisa e Inovação, Frédérique Vidal. Depois, o titular do MCTIC se reúne com a diretora-geral da Campus France, Béatrice Khaiat.