Experiência

Líder do PSD Jovem participa de curso na Europa

Indicado pelo Espaço Democrático, Michel Magul, do PSD Jovem de Goiás, assistiu a palestras de especialistas em política e de autoridades como José Maria Aznar, ex-presidente de governo da Espanha

08/11/2017

FacebookWhatsAppTwitter

Michel Magul disse que o curso permitiu debater questões relevantes como a necessidade de integração entre os países latino-americanos

 

Indicado pelo Espaço Democrático — fundação do PSD para estudos e formação política —, o presidente do PSD Jovem de Goiás, Michel Magul, participou, entre os dias 22 de outubro e 4 de novembro, do Curso de Formação de Líderes Latino-Americanos, promovido na Europa pelo Wilfried Martens Centre e pela Fundación para el Análisis y los Estudios Sociales (FAES), vinculada ao Partido Popular (PP) espanhol e presidida por José Maria Aznar, ex-presidente do governo da Espanha (de 1996 a 2004).

De acordo com Michel Magul, o curso permitiu debater questões relevantes como a necessidade de integração entre os países latino-americanos e a importância da participação dos cidadãos no processo democrático. “Não precisamos copiar integralmente o modelo da União Europeia, mas devemos dar um passo de cada vez nessa integração, principalmente a econômica, para que haja um fluxo maior entre os países”, afirma Magul, acrescentando que o conceito de “unidade na diversidade foi um dos maiores legados do curso”.

O evento ocorreu em Bruxelas, na Bélgica, e em Madri, na Espanha. Magul acompanhou palestras como a de José María Aznar, que abordou a formação da monarquia, a ditadura de Franco, o processo de redemocratização e os conflitos provocados pelo movimento separatista na região da Catalunha. “Nós pudemos entender melhor os motivos da Espanha nesse conflito. O país tem uma postura muito clara favorável à união. Estivemos em Madri e verificamos um clima de muito patriotismo”, destaca Magul, um dos 25 líderes da América Latina que participaram do curso.

Assessor de Relações Internacionais do Governo do Estado de Goiás, Magul também cita como pontos altos do evento as visitas às sedes do parlamento europeu, onde aprendeu sobre o funcionamento legislativo, e da Otan, onde aprofundou seus conhecimentos sobre segurança internacional. A programação contou ainda com palestras de Antonio López Istúriz, secretário-geral do Partido do Povo Europeu; Constantine Arvanitopoulos, ex-ministro da Educação da Grécia; a patronesse da FAES, Cayetana Álvarez de Toledo; Ignacio Cosidó, senador da Espanha; e o ex-deputado espanhol José Herrera, responsável pela coordenação e organização do curso.

Formação

Magul ressaltou o interesse do PSD na troca de experiências com partidos da América Latina, que considera importante na consolidação da democracia, e a preocupação com a qualificação política dos filiados. “O PSD se destaca por fomentar a formação de seus integrantes. Quero agradecer ao presidente licenciado do partido, Gilberto Kassab, ao Espaço Democrático, ao coordenador da sigla em São Paulo, João Francisco Aprá, e ao presidente do PSD de Goiás, Vilmar Rocha.”

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter