HOMENAGEM

Lideranças destacam espírito público de Rômulo Gouveia

Serviços prestados à população da Paraíba foram lembrados por líderes regionais e nacionais. Vítima de infarto fulminante, ele foi sepultado em Campina Grande nesta segunda-feira

14/05/2018

O deputado Rômulo Gouveia faleceu na madrugada deste domingo (13)

Edição: Scriptum

O presidente licenciado do PSD, ministro Gilberto Kassab, representou o presidente Michel Temer no velório e sepultamento do deputado federal Rômulo Gouveia (PSD-PB), em Campina Grande, no interior da Paraíba. O parlamentar faleceu neste domingo (13), vítima de infarto fulminante, e sua morte foi lamentada pelas principais lideranças regionais e nacionais. O enterro foi realizado no final da tarde desta segunda-feira (14), no cemitério Campo Santo.

Dono de extensa relação de serviços prestados à população paraibana, ”com brilhante carreira na vida pública”, como lembrou o ministro Kassab em nota de pesar distribuída já no domingo, Gouveia ocupou os cargos de vereador, deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba por duas vezes. Também foi vice-governador e estava no segundo mandato como deputado federal pela Paraíba. Falecido aos 53 anos, Rômulo Gouveia deixou a esposa Eva Gouveia, os filhos Robson, Pablo, Lucas e Rômulo Gouveia Filho, além do irmão Robson e sua mãe Berenice Gouveia.

Em entrevista a jornalistas em Campina Grande, o ministro Gilberto Kassab manifestou sua tristeza pela perda do amigo e correlegionário, destacando sua generosidade e caráter extraordinário. “Ele deixou o legado de seu exemplo, de seus projetos e realizações; deixou também uma legião de amigos e seguidores, em todos os partidos e em todos os cantos de sua querida Campina Grande”, afirmou.

Por meio de seu perfil no Twitter, o presidente Michel Temer lamentou a morte de Rômulo Gouveia, destacando a ‘capacidade de diálogo’ do parlamentar. “Com muita tristeza soube da morte prematura de Rômulo Gouveia. Um parlamentar com experiência e espírito público notáveis. Outra qualidade, a capacidade de diálogo, fará muita falta nos dias atuais. Minhas condolências aos familiares e amigos.”, disse Temer no início da tarde de domingo.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), também divulgou nota e esteve no velório do deputado na manhã de segunda-feira. “Recebo com tristeza a informação do falecimento do nosso quarto secretário, deputado Rômulo Gouveia. Meu colega nas últimas duas legislaturas, foi um parlamentar incansável na defesa do seu estado, a Paraíba. Minha solidariedade à família”, afirmou.

Por sua vez, governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, anunciou decreto de luto oficial de três dias em razão do falecimento do ex-vice-governador. “O falecimento de Rômulo Gouveia deixa uma imensa lacuna na política do Estado e enluta os cidadãos e cidadãs de Campina Grande e de toda Paraíba. Nossos sinceros sentimentos”, manifestou-se em nota.

O ministro Kassab: “Rômulo Gouveia deixou o legado de seu exemplo, de seus projetos e realizações”

Deputados do PSD e de outros partidos usaram as redes sociais para prestar as últimas homenagens ao deputado paraibano. O líder do PSD na Câmara, Domingos Neto (CE) – que também esteve em Campina Grande para participar do velório –, lamentou a perda precoce de um dos maiores defensores do povo da Paraíba. “O partido perdeu uma liderança política, um membro devoto, fiel à missão de construir um partido com princípios e valores democráticos. Já nós, que tivemos a oportunidade de conviver com Rômulo Gouveia, perdemos um amigo”, disse.

Marcos Montes (PSD-MG), ex-líder da legenda, referiu-se a Rômulo Gouveia como homem “de grande coração, pessoa do bem”. André de Paula (PSD-PE), um dos parlamentares mais próximos a Gouveia, também lamentou o ocorrido. “Rômulo era uma das melhores figuras humanas que já conheci. Atencioso com todos, generoso, um grande companheiro. A Paraíba fica mais pobre, e o nosso PSD perde o brilho, a garra e o carisma de Rômulo”, escreveu.

O deputado Evandro Roman (PSD-PR) se manifestou pelas redes sociais ao lembrar “do amigo e colega batalhador e incansável em defender a luta do povo paraibano”. Expedito Netto (PSD-RO) também prestou suas condolências ao ensejar que “a bancada do PSD amanheceu triste”.

Seguindo a mesma linha, Fábio Mitidieri (PSD-SE) recordou que Rômulo “foi um político que lutou pelo desenvolvimento de seu estado e pela história de seu povo”. Thiago Peixoto, parlamentar do PSD de Goiás, fez questão de mencionar que Rômulo era “aguerrido e trabalhador, sempre em defesa da Paraíba”.