COMUNICAÇÕES

Lideranças do Piauí comemoram chegada do Internet para Todos

Em evento que reuniu as principais autoridades do Estado, o ministro Gilberto Kassab apresentou em Teresina o projeto do Governo Federal que levará a rede mundial a todas as regiões do País

11/01/2018

FacebookWhatsAppTwitter

O ministro Gilberto Kassab e o governador do Piauí, Wellington Dias, durante apresentação do programa a prefeitos de Teresina.

 

Edição: Scriptum

 

Em evento que reuniu algumas das principais lideranças do Estado, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, apresentou nesta quinta-feira (11), em Teresina, no Piauí, o programa Internet para Todos, destacando a importância social do projeto, cujo objetivo é garantir o acesso à rede mundial na maior parte dos municípios do Estado. O governador piauiense Wellington Dias, que participou do evento, classificou o programa como uma revolução. Ao todo, 128 cidades do Piauí serão beneficiadas com internet banda larga.

“É um momento histórico, estamos falando de banda larga de alta potência. Isso vai viabilizar melhorias nos serviços, como a teleducação, telemedicina, monitoramento na segurança. Isso é uma revolução. É um momento muito importante”, disse o governador ao chegar na Associação Piauiense dos Municípios (APPM) onde foi realizada a solenidade de adesão dos municípios ao programa, na presença de dezenas de prefeitos do Estado.

Para Wellington Dias, é uma evolução nas comunicações para o Piauí e o Brasil. “É impossível viver sem comunicação de qualidade, banda larga de elevada potência. Esse projeto ajuda tanto o setor público como o privado. É um ganho extraordinário para conseguirmos universalizar a banda larga em todo o Piauí”, declarou.

Além do governador, a solenidade reuniu lideranças como o senador Ciro Nogueira, o prefeito de Teresina Firmino Filho; o deputado federal Júlio César, o deputado estadual Themístocles Filho e o presidente da APPM, Gil Carlos.

De acordo com o ministro, o satélite geoestacionário que viabilizará o programa têm uma capacidade alta, garantido ao Brasil melhorias em vários setores. “Tem um tempo de vida útil de 18 anos. Dessa capacidade, 30% já foi disponibilizada para o Ministério da Defesa, permitindo monitorar 100% das nossas fronteiras o que vai melhorar significativamente o combate ao tráfico de drogas, contrabando. Fizemos convênio para usar parte da capacidade para educação também”, explicou.

Segundo o deputado federal Júlio César, presidente estadual do PSD, além dos 128 municípios beneficiados diretamente pelo Governo Federal, o governo estadual está trabalhando para que também sejam atendidos outras 96 cidades, beneficiando todo o Estado. “O objetivo do ministro é que o acesso já esteja disponível nos próximos meses”, adiantou em entrevista à TV local.

Inclusão social

O programa Internet para Todos tem objetivo levar conectividade para 40 mil localidades de todo o país. A ação de inclusão social tem início previsto para fevereiro. A conexão da internet será feita por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), em órbita desde maio de 2017. O SGDC é parte do esforço do governo federal para ampliar o acesso à internet banda larga no país. Lançado em maio deste ano, é o primeiro satélite geoestacionário brasileiro de uso civil e miliar. O projeto recebeu R$ 2,7 bilhões de investimentos do governo federal, em parceria entre o MCTIC e o Ministério da Defesa. A previsão é que o SGDC seja operacional por 18 anos.

O ministério abriu na segunda-feira (8) o prazo para credenciar empresas interessadas em participar do programa. Elas precisam encaminhar um documento à Secretaria de Telecomunicações do MCTIC (Setel).

Segundo a Portaria nº 7.437/2017, a companhia deve indicar uma localidade, demonstrar capacidade para atendê-la e apresentar proposta de velocidades, cronograma, estimativa de preço, tecnologia e serviço a ser ofertado, além de comprovar que possui os requisitos previstos pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para a prestação do Serviço de Comunicação Multimídia.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter