PSD Mulher

Líderes comunitárias levam demandas à Secretaria de Justiça do Estado

Por intermédio de Alda Marco Antonio, mulheres da zona Leste de São Paulo buscaram respostas para o fechamento do Centro de Integração da Cidadania Leste

24/02/2017

O CIC Leste (Centro de Integração da Cidadania), localizado na região do Itaim Paulista, na zona Leste de São Paulo, será reaberto para reparos no mês de março e em seguida voltará a funcionar. Essa é a grande notícia que três líderes comunitárias estão levando aos moradores da região, após se reunirem com Ilda Nascimento, coordenadora do órgão da Secretaria da Justiça do Estado de São Paulo, por intermédio da coordenadora do PSD Mulher, Alda Marco Antonio.

Alda Marco Antônio agendou reunião com a coordenação do CIC.

Fechado desde novembro de 2016, O CIC Leste é umas das 16 unidades do órgão e oferecia à população serviços públicos gratuitos, entre eles a emissão de documentos pessoais como Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, 2ª vias de Certidões de Nascimento, Casamento e Óbito, além da promoção de cursos e eventos em parceria com diversos órgãos. Somente a unidade do Itaim Paulista realizava de 15 a 20 mil atendimentos por mês.

Esta foi a primeira mobilização das líderes comunitárias da zona Leste por meio do PSD Mulher. “É com a política que podemos transformar a sociedade”, diz a coordenadora do PSD Mulher, Alda Marco Antonio. “E o acesso à política se dá pelos partidos políticos”. Segundo Alda, o empenho do PSD Mulher é mostrar que se a luta se der dentro do partido político, as vitórias serão multiplicadas. “Esta reunião que fizemos é um exemplo”, diz ela, referindo-se ao fato de que sozinhas as líderes comunitárias não teriam facilidade para chegar ao lugar certo para apresentar suas demandas. “Nas entidades sociais onde estão atuando hoje, trabalham com suas próprias forças, o que limita muito os resultados”.

No caso do CIC Leste, contam as líderes comunitárias Fabiana Feitosa, Maria Araújo e Rejane Miranda, sem aviso prévio a unidade localizada no bairro foi fechada. “O CIC está localizado numa área extremamente carente e presta serviços muito importantes à população, que hoje tem que se deslocar para Itaquera ou Itaquaquecetuba. E esse deslocamento envolve custos que muitas pessoas não têm. O CIC é essencial, pois além dos serviços básicos, oferece cursos que aumentam a qualificação das pessoas e ajudam a gerar renda”, comenta Fabiana Feitosa.

Durante a reunião, a coordenadora dos CICs, Ilda Nascimento, alegou que a unidade do Itaim Paulista foi fechada para reparos e readequações de segurança, pois o local já teve vários registros de furtos de equipamentos. A partir do mês de março, diz ela, a unidade será reformada e equipada para oferecer serviços normalmente à comunidade local.

Fabiana, Rejane e Maria voltam para Itaim Paulista satisfeitas com o resultado da reunião.

Ilda se prontificou, ainda, a agendar uma reunião entre as líderes regionais e a diretora do CIC Leste para que haja um diálogo em busca de parcerias e soluções para a reabertura e o bom funcionamento do centro. A informação satisfez as líderes locais, que se prontificaram reunir a comunidade para colaborar com o que for necessário para reabrir o centro. Na visão de Alda Marco Antonio, a reunião foi muito produtiva. “Nossas líderes comunitárias obtiveram a melhor resposta que elas podiam ter recebido, que é a reabertura do CIC”.

O próximo passo, de acordo com a representante comunitária Rejane Miranda, é reunir a comunidade e informar sobre a reabertura do centro. “Um passo importante será a futura reunião com a diretora da unidade, em que vamos dialogar para saber de que forma nós, moradores da região, podemos ajudar para que a reabertura aconteça o quanto antes e definir como iremos zelar pelo Centro”, declarou.

“Estávamos lá sem esperança e sem sequer uma justificativa para o fechamento do CIC. Então, procuramos a dra. Alda Marco Antonio, que nos atendeu muito bem e se prontificou a nos ajudar. Rapidamente ela conseguiu essa reunião e as portas se abriram para nós. Nós voltamos para casa vitoriosas. O CIC será reaberto. Logo na primeira reunião que a Alda conseguiu para a gente, obtivemos uma resposta positiva. Agora vamos nos juntar, nos reuniremos com a comunidade, procurar parceiros no comércio, entidades sociais e moradores para ajudar a reabrir o Centro”, comemorou Maria Araújo.