COMUNICAÇÕES

Mais de 2 mil cidades prontas para aderir ao Internet para Todos

O programa que vai levar acesso à rede a todas as regiões do País já tem 2.053 municípios prontos para assinar o termo de adesão, em cerimônia a ser realizada em Brasília, na segunda-feira

08/03/2018

FacebookWhatsAppTwitter

As prefeituras indicaram as localidades passíveis de atendimento, que receberão antenas para a distribuição do sinal de internet.

 

Edição: Scriptum

 

A Secretaria de Telecomunicações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações informou nesta quarta-feira (7) que o programa Internet para Todos já tem 2.053 cidades aptas para assinar o termo de adesão. Este número foi divulgado com base no registro das 18h30 do sistema de inscrição do programa. O total de prefeituras habilitadas pode chegar ainda a 2.408, que é o número de cidades que já manifestaram interesse em participar do Internet para Todos.

Na segunda-feira (12), os prefeitos desses municípios deverão estar em Brasília para assinar o termo de adesão ao programa que levará acesso à banda larga para localidades sem conectividade. A cerimônia de assinatura será realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), a partir das 15h.

O termo de adesão define a infraestrutura básica e as condições para a participação dos municípios no Internet para Todos. As prefeituras indicaram as localidades passíveis de atendimento, que receberão antenas para a distribuição do sinal de internet. Além de garantir a segurança da área, a prefeitura também arcará com as despesas de energia elétrica que esses equipamentos consumirem.

O Internet para Todos não oferecerá conexão gratuita para os moradores dessas localidades, mas vai oferecer conexão a preços reduzidos. Os municípios beneficiados nesta primeira fase do Internet para Todos começarão a receber as antenas em maio, e a expectativa é que sejam instaladas 200 antenas por dia.

A conexão de internet do programa será feita por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), de propriedade do governo brasileiro e que recebeu R$ 3 bilhões em investimentos. Em órbita desde maio de 2017, o satélite tem vida útil de 18 anos, sendo que três destes foram graças às pesquisas dos cientistas brasileiros, que permitiram estender o prazo de operação do SGCD.

Além dos convênios com as prefeituras, o MCTIC já firmou parcerias com o Ministério da Defesa, para garantir o monitoramento de 100% das fronteiras brasileiras, ampliando as ações de combate ao tráfico de armas e drogas; com o Ministério da Educação, para levar banda larga para todas as escolas públicas do país, sendo que 7 mil serão beneficiadas já em 2018; e com o Ministério da Saúde, para implantar internet em hospitais e postos de saúde, melhorando a gestão pública e a qualidade dos serviços prestados à população.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter