Projetos

Mais recursos para o Nordeste ampliar processo de inovação

Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, oficializou nesta segunda-feira a instalação de escritório da Finep em Fortaleza. Região terá R$ 500 milhões para investir

03/07/2017

FacebookWhatsAppTwitter

O ministro Kassab: “Esse trabalho começa aqui, em Fortaleza, mas correrá o Estado do Ceará e todo o Nordeste”.

 

Com o objetivo de estimular o processo de inovação em todo o País, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, oficializou nesta segunda-feira (3) a instalação de um escritório da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) em Fortaleza (CE). De acordo com o ministro, a decisão de instalar um escritório na região Nordeste foi tomada para descentralizar a atuação da Finep.

Segundo Kassab, “há alguns meses atrás, a diretoria da financiadora concluiu que, infelizmente, nas últimas décadas, a agência concentrou sua atuação de forma quase exclusiva no eixo Rio–São Paulo. Houve e há apoio a projetos extraordinários, mas essa parceria se revelou insuficiente para a demanda da nação brasileira”.

Durante o 1º Encontro Finep para Inovação, ele afirmou que R$ 500 milhões serão destinados para parcerias em projetos de inovação, ampliando a capilaridade da agência na região Nordeste. “A Finep chega já mostrando não apenas a sua determinação, mas a sua diretriz de se espalhar por todo o Nordeste. Esse trabalho começa aqui, em Fortaleza, mas correrá o Estado do Ceará e todo o Nordeste, já disponibilizando recursos para serem utilizado em parcerias a partir de amanhã”, disse o ministro.

Segundo ele, “Cada vez mais as ações do poder público precisam correr ao longo de todo o território nacional. E cada vez mais o Nordeste, em especial, dá demonstrações do quanto pode contribuir para a diminuição das nossas desigualdades e a elevação dos nossos índices de crescimento. E com certeza esse escritório vai contribuir de maneira muito significativa para que a gente possa atingir essas metas.”

De acordo com o ministro, Santa Catarina deve receber outro escritório, voltado à região Sul. “Temos que levar os recursos da Finep para todo o Brasil. E assim será daqui para frente, chegando a todos os cantos do país, em busca de bons projetos, para financiar o desenvolvimento nacional.”

Primeiro passo

O presidente da Finep, Marcos Cintra, definiu o escritório em Fortaleza como o primeiro passo de um processo de regionalização a ser estendido ao país inteiro. “Apesar de 50 anos de intensas atividades e de apoio à ciência e tecnologia, a Finep falhava em presença física aqui no Nordeste, que, em todas as nossas análises técnicas, demonstrou uma gigantesca capacidade de contribuir para a inovação no Brasil”, ressaltou. “É dentro desse espírito que fazemos hoje essa inauguração oficial no Ceará. Em breve, chegaremos também a outras regiões, incluindo o Norte e o Centro-Oeste.”

Apoio à inovação

Durante o encontro, que termina nesta terça-feira (4), a diretoria-executiva da Finep apresentará a empresários nordestinos três novas iniciativas de apoio à inovação: o programa Finep Startup, que busca aportar recursos e conhecimento com participação no capital de empresas em estágio inicial; uma linha de financiamento exclusiva para aquisição de equipamentos de telecomunicação 100% fabricados no país; e o seguro-garantia financeira, que representa uma alternativa menos custosa para operações de crédito. As três ferramentas foram anunciadas pelo ministro em 19 de junho, durante o ato inicial das comemorações pelos 50 anos da agência, no Rio de Janeiro.

“Hoje, o mundo inteiro aposta nas startups”, destacou o ministro. “Não há grande empresa que não tenha parte de seus recursos disponibilizados para investir em novos projetos. E isso não pode ser diferente no Brasil. Agora, a Finep está aceitando parcerias com a iniciativa privada para financiamento dos projetos de várias empresas nascentes de base tecnológica. A gente vai trazer segurança ao capital privado, que passará a ter na agência um avalista da qualidade do projeto. Nem toda startup dá resultado positivo. O importante é que, estatisticamente, parte expressiva delas possam ser viabilizadas e, com isso, contribuir com a geração de empregos e riqueza para o país.”

Nesta terça-feira, empresários cearenses e de outros Estados do Nordeste terão oportunidade de agendar atendimento individualizado com especialistas da Finep. Os encontros servirão para esclarecer dúvidas sobre funcionamento de linhas e programas, itens financiáveis, condições de financiamento e formulário de submissão de propostas, entre outras ferramentas.

“O que diferencia uma nação progressista, em desenvolvimento e dinâmica de uma nação estagnada é a sua capacidade de inovar, ou seja, o seu potencial de transformar conhecimento em valor e investir na criação de novos produtos e processos”, avaliou Cintra. “E é exatamente isso que estamos fazendo aqui hoje, convidando todos os senhores empresários para contribuírem conosco, serem nossos parceiros nesse empreendimento, que certamente fará uma enorme diferença na retomada do crescimento econômico brasileiro.”

Visitas

Antes do encontro, pela manhã, o ministro visitou as sedes da TV Cidade (Record), do Sistema Verdes Mares (emissora da Globo, Diário do Nordeste e rádios), da TV Jangadeiro (SBT) e da Nordeste TV (Bandeirantes), além da redação do grupo O Povo, que inclui jornal e veículos de rádio e televisão, para apresentar a iniciativa da Finep no Ceará.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter