Maranguape suspende carnaval para combater Aedes aegypti

Prefeito Átila Câmara, do PSD, decidiu cancelar a festa de rua para combater mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Ele vai investir R$ 300 mil em uma força-tarefa contra Aedes aegypti.

02/02/2016

FacebookWhatsAppTwitter
Átila Câmara, do PSD, prefeito de Maranguape.

Átila Câmara, do PSD, prefeito de Maranguape.

O prefeito de Maranguape (CE), Átila Câmara (PSD), decidiu suspender o carnaval de rua de Maranguape e destinar os recursos de R$ 300 mil previstos para a festa ao combate do mosquito , será destinado à execução de uma grande força tarefa contra o mosquito Aedes aegypti, que transmite os vírus da dengue, zika e chikungunya.

Com a decisão, a cidade, que fica na Região Metropolitana de Fortaleza, já começa a passar por uma grande varredura envolvendo profissionais da saúde, educação e agentes de limpeza, que contam com um maquinário pesado na luta contra o mosquito. A meta é visitar os 23 mil domicílios da cidade, levando orientação aos moradores sobre a forma correta de combater a infestação do mosquito.

Novos agentes de limpeza e de endemia estão sendo contratados para reforçar o quadro. A Prefeitura ainda está fazendo a aquisição de materiais de limpeza para garantir a eficiência dos serviços e a confecção de informes educativos. Para complementar a força-tarefa contra o mosquito, máquinas e caminhões realizam a limpeza de terrenos e quintais que tenham acúmulo de lixo. Estudantes assistirão a palestras e participarão de ações educativas com o objetivo de replicar as orientações junto as suas famílias. A força tarefa tem prazo de seis meses para execução com base num planejamento prévio.

Em 2013 e 2014 a Prefeitura investiu na construção de poços profundos nas áreas mais atingidas pela seca na zona rural de Maranguape. A decisão foi tomada depois que o prefeito consultou a população (pela internet) sobre o que gostaria: festa de carnaval ou poços profundos. Desde que assumiu a gestão, o prefeito Átila Câmara inovou com uma política democrática, onde a maioria é quem decide onde investir os recursos públicos. Seu modelo de gestão tem servido de exemplo para outras cidades cearenses.

 

FacebookWhatsAppTwitter

  3 Comentários

  • Lucio Feitosa disse:

    Parabéns ao PSD, por ter em seus quadros gente comprometida com o serviço público.

  • Augusto Coelho disse:

    Um prefeito comprometido faz assim. Belo exemplo@

  • Cláudia Vasconcelos Geraldo disse:

    Muito bem pensado.pra que festa, se já tivemos uma linda festa no pré carnaval de nossas cidade.Cada dia que passa,me orgulho mais do voto que sei a essa pessoa maravilhosa que é Átila Câmara.Sempre pensando na população.Agora são dois anos sem festa,ma tivemos no ano de 2015 vários poços profundos,que beneficiam hj a varias famílias.E hj estamos contando com excelentes profissionais da saude,na guerra contra esse mosquito.Valeu prefeito Atila Camara.

FacebookWhatsAppTwitter