Maria Sebastiana, prefeita de João Alfredo: uma história e muitos desafios

Analfabeta até os 19 anos, a prefeita do PSD estudou e iniciou sua atividade política aos 50. Hoje exerce seu segundo mandato, recebeu prêmio da Unicef e milita no PSD Mulher por maior participação feminina na política.

04/09/2015

FacebookWhatsAppTwitter
Maria sebastiana2

Maria Sebastiana: “Eu sempre ajudei as pessoas, pois essa é minha missão.”

Prefeita de João Alfredo, pequeno município do agreste pernambucano, com 32 mil habitantes, Maria Sebastiana da Conceição teve que enfrentar muitos desafios para realizar seus projetos. Nascida num sítio a dez quilômetros do centro da cidade, Maria Sebastiana só aprendeu a ler aos 19 anos. Mas depois disso não parou mais: está em seu segundo mandato à frente da Prefeitura, já recebeu prêmio da Unicef por trabalhos em benefício de crianças e adolescentes e milita no PSD Mulher de Pernambuco, buscando ampliar a participação das mulheres na atividade política.

Após concluir o curso secundário, ela se tornou funcionária pública e chegou a desempenhar importantes cargos no município, tendo passado pelos postos de Tesoureira e secretária de finanças. Tudo isso antes de, aos 49 anos, entrar para a faculdade e obter seu diploma em Administração de Empresas.

Hoje com 62 anos, ela conta que sempre participou de esforços para ajudar a população mais carente, lutando por melhorias na área de assistência social da cidade. Essa postura, segundo ela, a tornou popular e fez com que as pessoas pedissem para que ela se candidatasse à Prefeitura da cidade. “Eu sempre ajudei as pessoas, pois essa é minha missão. Então, na época em que comecei a fazer faculdade, as pessoas começaram a pedir para eu me candidatar à prefeitura, mas a princípio não me achava preparada. Com o tempo, o pedido das pessoas fez crescer dentro de mim um sentimento de que na política eu poderia fazer mais pelos mais pobres. Decidi me candidatar e fui eleita prefeita em 2004”, relembra.

A primeira gestão de Maria, entre 2005 e 2008, teve como principal marca ações voltadas à saúde da mulher e ao empreendedorismo, o que ajudou a cidade a se consolidar como o segundo Polo Moveleiro do Estado. “Tive aprovação nas pesquisas na época de 93%. Consegui muitas coisas para a cidade, foi muito gratificante”, conta. Mas, apesar do sucesso, problemas de saúde e pessoais impediram sua candidatura à reeleição.

Em 2012, Maria voltou a se candidatar, e foi novamente eleita para o cargo de prefeita de João Alfredo, afirmando ter entre os seus principais propósitos investir na educação, além de implementar obras de infraestrutura, necessárias à melhoria das zonas rural e urbana. “Apesar da atual crise econômica, meu maior investimento é na educação. Educação é tudo. Educação gera saúde, cultura e melhora a vida das pessoas em todos os sentidos. Eu, que enfrentei o analfabetismo por 19 anos, acho que educação é o melhor investimento. Educação não é um gasto, é um investimento na vida das pessoas. Inclusive educação na saúde, na prevenção de doenças, e na agricultura, para que os agricultores façam seu trabalho cada vez melhor”, explica.

Sebastiana ao lado da coordenadora do PSD Mulher, Alda Marco Antonio.

Sebastiana ao lado da coordenadora do PSD Mulher, Alda Marco Antonio.

Para Maria Sebastiana, um dos momentos gratificantes de sua vida pública ocorreu durante seu primeiro mandato, quando o município de João Alfredo conquistou o Selo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), reconhecendo o esforço do município para investir na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. No atual mandato, segundo a prefeita, a Prefeitura vem trabalhando para obter novamente a certificação do Unicef. “Temos feito nossa parte para ajudar as crianças e os adolescentes. A obra que mais me importa é aquela que não se pode ver, a que não tem placa, que é cuidar das pessoas, a humanização. Sendo prefeita ou não, esse é meu projeto de vida”, afirma.

A mulher na política

Apesar de ter obtido sucesso na política, Maria considera que ainda existem muitas dificuldades para as mulheres conquistarem cargos eletivos. “ A política ainda é muito machista, mas felizmente as mulheres têm avançado, conquistado mais espaço, e vão avançar muito mais. As mulheres precisam querer, lutar e e acreditar no potencial delas para que as coisas aconteçam. E esse é papel do PSD Mulher: igualdade. Para que homens e mulheres, juntos, façam o melhor que puderem”, conclui.

 

FacebookWhatsAppTwitter

  4 Comentários

  • Joanna Amélia disse:

    Maria Sebastiana, além da bonita história de conquista e superação, é um exemplo da sensibilidade e da competência da mulher na gestão pública! Mais mulheres na política!

  • Gessica Vanessa disse:

    Uma grande mulher, guerreira que faz grandes benefícios para nossa população. A. Construção da escola Miguel Arrais de ALENCAR é um das grandes heranças que essa mulher vai deixar para nossas crianças.

  • Miguel Silva disse:

    Que história de luta, de dedicação, de perseverança. Parabéns grande mulher, que Deus lhe abençoe sempre, e que seus olhos estejam sempre voltados para os mais humildes. Parabéns!!!!!

  • Diogo dos Santos Vieira disse:

    Muito grato por me ajuda e si cuida minha cara, amém. ^^

FacebookWhatsAppTwitter