Economia

Meirelles: volta dos empregos mostra que País saiu da crise

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, diz que ajustes da economia estão surtindo efeito e que o nível de confiança dos empresários voltou a crescer

17/05/2017

FacebookWhatsAppTwitter

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. Foto: José Cruz/Agência Brasil

 

A retomada das contratações, mostrada pelos quase 60 mil novos postos de trabalho criados em abril, é uma evidência de que o Brasil já saiu da crise e voltou a crescer. A afirmação é do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, que esteve na terça-feira (15) em Nova Lima (MG) para participar do evento Conexão Empresarial.

Ao falar sobre o número de empregos criados no mês passado, Meirelles observou que a queda do desemprego é um processo que será percebido mais tarde, “um mês após outro”. Meirelles considerou que, após o Brasil passar pela maior recessão de sua história, o nível de confiança dos empresários voltou a crescer, numa recuperação em que, segundo ele, a regra que estabeleceu um teto aos gastos públicos, aprovada em dezembro, foi fator “fundamental”.

O ministro reafirmou a visão da equipe econômica de que o crescimento insustentável das despesas públicas, levando à queda da confiança e da atividade, foi um “ponto fundamental” na crise.

Meirelles aproveitou o evento para citar as medidas tomadas pelo governo para reverter o quadro, como, além da regra do teto, a devolução ao tesouro de recursos disponíveis no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a aprovação em julho da Desvinculação de Receitas da União, que deu maior flexibilidade ao governo na administração do orçamento.

O titular do Ministério da Fazenda comentou ainda que, embora alto, o déficit das contas públicas do ano passado, de R$ 154 bilhões, foi menor do que o previsto: R$ 170,5 bilhões.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter