Comunicações

Ministério quer levar internet às famílias mais pobres

Evento em Brasília discute estratégias para universalizar a banda larga no país, buscando beneficiar segmentos de menor renda da população, o que é uma das metas do ministro Gilberto Kassab

09/06/2017

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Dados apresentados no workshop mostram que 2.245 cidades brasileiras não contam ainda com redes de fibras ópticas.

 

Tendo por objetivo atingir uma das metas estabelecidas pelo ministro Gilberto Kassab para sua gestão à frente do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), as políticas de universalização da banda larga do governo federal vão priorizar as camadas mais pobres da população. O secretário de Telecomunicações do ministério, André Borges, afirmou na terça-feira (6) que a conectividade tem que ser levada a todos. “Para um determinado público, a política vai requerer mais recursos além da conexão, como um incentivo ao consumo e uma melhor formação para as pessoas fazerem uso dessa infraestrutura”.

Borges participou em Brasília do workshop sore a formulação da estratégia de Universalização do acesso à Internet, no qual um estudo apresentado pelo Ipea avaliou o impacto de diferentes cenários de investimentos na ampliação das redes de fibras ópticas nos municípios. Foi levada em conta a possibilidade de priorizar os aportes considerando fatores como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), população, nível de renda e o potencial de mercado para o serviço de banda larga nas cidades.

De acordo com o secretário, “o foco do ministério vai ser, num primeiro momento, levar a conectividade para o maior número de pessoas e que estejam prontas a usar essa tecnologia de forma a evitar desperdícios”.

Dados apresentados no workshop mostram que 2.245 cidades brasileiras não contam ainda com redes de fibras ópticas. Além disso, dos 68 milhões de domicílios do País, 42% não possuem acesso à internet. Segundo o Ipea, o potencial de acesso, se a banda larga já estivesse disponível em todas as cidades, seria de 45 milhões de casas, um acréscimo de 6 milhões.

O workshop “Subsídios à Formulação da Estratégia de Universalização do Acesso à Internet” foi promovido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

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