INVESTIMENTOS

Ministro garante recursos para centro tecnológico em Florianópolis

Em visita à Fundação CERTI, ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, anunciou liberação de R$ 11 milhões para o projeto

20/07/2017

Durante o encontro em Florianópolis, o ministro Gilberto Kassab destacou que, sem investir em pesquisa e inovação, não há como um país superar a crise

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, reafirmou seu compromisso com investimentos no setor de pesquisa nesta quinta-feira (20), durante visita à Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI), em Florianópolis. Kassab garantiu que o ministério continuará dando suporte à instituição, que deverá contar com novo repasse no valor de R$ 11 milhões já em agosto. “É uma fundação parceira do governo e da iniciativa privada que precisa de receita para continuar desenvolvendo esse extraordinário trabalho”, afirmou o ministro.

Durante o encontro, Kassab destacou que, sem investir nesses segmentos, não há como um país superar a crise. “Essa é a razão de estarmos dando todo apoio ao setor, para que a gente possa encontrar saídas para a crise, investindo no desenvolvimento para gerar emprego e riqueza e ajudar a superar a difícil conjuntura econômica que temos hoje.”

O presidente da CERTI, Carlos Alberto Schneider, detalhou a estrutura atual da fundação e mencionou o trabalho pioneiro voltado para o desenvolvimento do país por meio de parcerias com a indústria, o ministério e a administração do governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo (PSD). “O objetivo da CERTI é contribuir cada vez mais com os diversos setores na chamada indústria 4.0, que vai agregar mais competitividade e modernização. Temos no ministério um parceiro-chave para isso.”

Histórico – Criada em 1984, a partir das atividades do Laboratório de Metrologia do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a CERTI é uma instituição voltada para pesquisa tecnológica de ponta. Atualmente, coordena o Programa Prioritário de Interesse Nacional (PPI) Hardware BR. Um dos projetos desse programa, que conta com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, é o Laboratório-Fábrica LABelectron, que promove o desenvolvimento de Tecnologias de Manufatura de Placas Eletrônicas em Pequenas Séries Competitivas.