Pesquisa

Ministro Kassab dá posse a novo diretor do INPE

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações participou das comemorações dos 55 anos da instituição de pesquisas espaciais, em São José dos Campos

27/09/2016

FacebookWhatsAppTwitter
Kassab Inpe posse_galvao

O ministro Kassab deu posse ao novo diretor da instituição, Ricardo Galvão.

 

Durante solenidade em comemoração aos 55 anos do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), em São José dos Campos (SP), o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, deu posse, nessa segunda-feira (26), ao novo diretor da instituição, Ricardo Galvão.

Escolhido pelo ministro a partir de lista tríplice, o engenheiro de telecomunicações Ricardo Galvão é mestre em engenharia elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutor em física de plasmas aplicada pelo Massachusetts Institute of Technology, nos Estados Unidos. Professor da Universidade de São Paulo, foi presidente da Sociedade Brasileira de Física e é membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e da Academia Brasileira de Ciências, além do Conselho da Sociedade Europeia de Física.

Para o novo diretor, os principais desafios em frente ao INPE será a redução do quadro de servidores e a recomposição orçamentária, entre outras questões. “Não existe um ‘maior desafio’, mas vários desafios a serem enfrentados na próxima gestão. O primeiro deles é a gravíssima situação de acentuada redução do quadro de servidores do INPE, em particular analistas e assistentes de gestão”, afirmou.

De acordo com ele, “esta é uma situação que afeta não somente o INPE, mas praticamente a totalidade das unidades de pesquisa do MCTIC. A solução definitiva deste problema está além da governança do diretor e exigirá uma ação integrada entre os diretores de todas as unidades e o ministério para, gradualmente, trabalhar junto ao Ministério do Planejamento para conseguir abertura de novos concursos”.

Ricardo Galvão já foi diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), membro do Conselho da Sociedade Europeia de Física e presidente da Sociedade Brasileira de Física, entre outros cargos de gestão técnico-científica. Ele substituirá Leonel Perondi, que ficou à frente da instituição desde 2012.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter