Ministro Kassab defende integração de esforços para transporte público melhor

Ministro Kassab diz, em evento das empresas de transporte urbano, que governo e iniciativa privada devem atuar em conjunto para atender demandas da sociedade.

02/09/2015

Kassab NTU 1

Kassab: “Subsídios são necessários, mas devem ser bem aplicados e ter limites”

O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, destacou nesta quarta-feira (2), em São Paulo, a importância da integração de esforços entre governos e iniciativa privada para a elevação da qualidade do transporte público no país. Em palestra no seminário promovido pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), Kassab lembrou que esse trabalho conjunto é especialmente importante nas grandes cidades, onde as demandas da sociedade são maiores.

Segundo ele, as manifestações de 2013 mostraram de forma clara a importância do transporte público para a população. “Jovens de todo o Brasil foram às ruas para dizer que o transporte coletivo deve oferecer segurança, conforto e rapidez nas viagens, da forma mais barata possível”, disse o ministro, para quem o Estado tem o dever de atender a essas demandas. “Para isso, os subsídios são necessários, mas devem ser bem aplicados e ter limites”, enfatizou.

A propósito das reivindicações apresentadas pelos representantes das empresas no evento, Kassab afirmou que a disposição do governo federal é dar todo o apoio possível para que os objetivos do setor sejam concretizados. Ele sugeriu a criação de uma mesa de trabalho que reúna todos os envolvidos na área de mobilidade urbana para discutir e resolver problemas que afetam o andamento dos projetos. “O governo tem linhas de financiamento para a área, através da Caixa, e é necessário que todos os envolvidos se entendam para que esses recursos sejam investidos”, disse o ministro, lembrando que também é necessário o desenvolvimento de um plano diretor para que o país avance na qualidade do transporte público. “O Brasil não é um país rico e tem muitas demandas nesta área, mas todos os esforços nesse sentido terão a participação do governo federal, na medida do possível”, concluiu.

Kassab NTU2-1

Ministro sugeriu a criação de mesa de trabalho para discutir e resolver problemas que afetam o andamento dos projetos.

As propostas da NTU

No Seminário Nacional da NTU deste ano, que está em sua 29ª edição, o foco dos debates é o incentivo a uma divisão mais justa do espaço viário que atenda à coletividade e priorizar políticas públicas para uma mobilidade sustentável.

De acordo com a entidade, entre fatores conjunturais e estruturais, as crescentes dificuldades de circulação dos ônibus vêm sendo responsáveis pela gradativa e constante queda de qualidade do serviço prestado que se reflete em aumento dos tempos de viagem, ociosidade ou superlotação da frota, tempos de espera excessivos, desconforto e insegurança aos usuários do sistema.

Para atender os anseios da população que apontam para um transporte de qualidade com preços acessíveis, a NTU defende a prioridade ao transporte coletivo nas vias urbanas, aliada a uma nova política tarifária que diferencie a tarifa paga pelos usuários da tarifa de remuneração dos operadores, pautada pela transparência e pela eficiência das empresas.

São também indispensáveis para atender as demandas sociais, na visão da NTU, a continuidade dos investimentos públicos em sistemas estruturais de alta capacidade como os BRT e a utilização cada vez maior de recursos tecnológicos apoiados em sistemas inteligentes que permitirão novos padrões de qualidade do serviço e de atendimento aos usuários dos transportes coletivos.