Agricultura

Ministro Kassab destaca importância da ciência para a segurança alimentar

Na abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações diz que discussões darão mais eficiência à agricultura brasileira

19/10/2016

FacebookWhatsAppTwitter
Kassab SNCT

O ministro Kassab: “Daremos grandes contribuição ao tema, ao associar iniciativas por todo o país”

 

Os debates sobre o tema “Ciência alimentando o Brasil”, que vão nortear a 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que ocorre até o dia 23 em todo o Brasil, vão contribuir para a segurança alimentar do País. A opinião é do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, que abriu o evento nesta terça-feira (18), na sede da pasta, em Brasília.

Kassab elogiou a escolha do tema por acreditar que os debates colaborem para a valorização da pesquisa agropecuária brasileira. “É evidente que a existência de um tema aprofunda as discussões em relação às possibilidades de o governo apoiar iniciativas que tragam mais segurança alimentar ao país, mais eficiência ao nosso modelo agrícola e, com isso, contribuam para a recuperação e o desenvolvimento do país”, afirmou o ministro.

De acordo com ele, os debates da SNCT devem gerar um intercâmbio de conhecimento, que, futuramente, ajudaria na construção de um plano diretor capaz de acarretar investimentos adicionais à pesquisa em alimentação. “Essa será a grande contribuição que daremos ao tema, ao associar iniciativas por todo o país, sejam elas pertinentes às ações desse ministério, apoiadas pelo governo federal, ou mesmo aquelas que acontecem isoladamente, mas merecem o nosso suporte, o nosso aplauso e o nosso reconhecimento”, adiantou.

O secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTIC, Jailson de Andrade, reforçou que a SNCT homenageia neste ano a engenheira agrônoma Johanna Döbereiner (1924-2000), tcheca naturalizada brasileira responsável por desenvolver a tecnologia de fixação biológica de nitrogênio no solo de leguminosas. “Johanna Döbereiner foi uma pessoa fantástica, inclusive indicada para o Prêmio Nobel de Química”, lembrou.

Jailson apresentou o histórico e a primeira publicação da Rede Global de Ensino, Pesquisa e Extensão em Nutrição, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (NutriSSAN), plataforma tecnológica inaugurada em 4 de agosto, no Rio de Janeiro, véspera da abertura dos Jogos Olímpicos. O MCTIC desenvolveu a ferramenta apoiado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A proposta é conectar pesquisadores de vários países para melhorar a nutrição de pessoas de todo o mundo.

Tributo

A escolha do tema da SNCT se alinha à decisão da 68ª Assembleia Geral das Nações Unidas de proclamar 2016 como o Ano Internacional das Leguminosas (AIL). Diante disso, o MCTIC estabeleceu parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para realizar eventos de divulgação e educação científica em todas as unidades da instituição pelo país.

Segundo o diretor-executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Ladislau Martin Neto, estudos recentes indicam que 70% do crescimento da agropecuária brasileira se deve à tecnologia enquanto o trabalho seria responável por 20% e a terra, 10%. “Apesar de sermos brindados com um país continental, com solo, água e uma condição climática favorável, a tecnologia é o fator decisivo para mantermos uma agricultura pujante e o Brasil ter a sua segurança alimentar e nutricional.”

Ladislau associou a tecnologia agropecuária ao desenvolvimento da ciência tropical, a partir do legado de Johanna Döbereiner, que era pesquisadora da Embrapa. “Cada vez em que a gente fala em custo da ciência e tecnologia, na verdade está tratando de investimento. Somente no caso da fixação biológica de nitrogênio, toda a soja produzida no Brasil, perto de 95 milhões de toneladas em 30 milhões de hectares, deixou de usar adubação nitrogenada. Isso traz uma economia para o produtor rural da ordem de US$ 10 bilhões. O orçamento da Embrapa é menos do que 10% disso. Ou seja, o investimento em ciência, tecnologia e inovação é crucial para manter o país competitivo.”

Em nome da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados (CCT), o ex-ministro e deputado federal Celso Pansera (PMDB-RJ) ressaltou o papel do domínio do conhecimento científico e tecnológico para o efetivo exercício da cidadania. “Uma nação que não investe nisso perde sua soberania e fica refém de outras”, disse. “Sendo assim, mobilizar a população, especialmente os jovens e crianças, em todas as atividades ligadas a ciência e tecnologia, é uma tarefa não só desafiadora como também fundamental. E esse é um dos principais méritos da Semana Nacional.”

Matemática

O diretor do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Marcelo Viana, comentou a escolha do tema “A matemática está em tudo” para a 14ª SNCT, prevista para 23 a 29 de outubro de 2017. “Nós estamos muito empolgados com essa perspectiva, porque é uma maneira fantástica de homenagear a importância que a matemática tem como conjunto de conhecimento”, afirmou. “E, de fato, a decisão vem dentro de um âmbito mais amplo, já que 2017 e 2018 representam o Biênio da Matemática no Brasil.”

O país recebe a Olimpíada Internacional de Matemática (IMO, na sigla em inglês), em 2017, e o Congresso Internacional de Matemáticos (ICM, em inglês), em 2018. Viana estima que a 58ª edição da IMO reúna cerca de 1.000 adolescentes vindos de mais de 100 países. Para o ICM, a previsão do diretor do Impa é que 5 mil dos melhores matemáticos do mundo venham ao Rio de Janeiro acompanhar a estreia do encontro no hemisfério sul. Realizado a cada quatro anos, desde 1897, o congresso tem status de maior evento mundial da área. A programação inclui a entrega da medalha Fields.

Também formaram a mesa de abertura o secretário-executivo do MCTIC, Elton Zacarias, a conselheira da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) Fernanda Sobral e o ex-governador de São Paulo Alberto Goldman.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter