Comunicação

Ministro Kassab oferece apoio para melhoria da internet no País

Ministro da Ciência e Tecnologia participou em São Paulo da inauguração de anel óptico de 20 quilômetros que aumenta a segurança e efetividade da internet no Brasil

19/08/2016

FacebookWhatsAppTwitter
Kassab novo prédio internet

O ministro Kassab: anel óptico percorre trajeto subterrâneo em até 5m de profundidade, nas margens do rio Pinheiros.

 

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, participou, na noite de quinta-feira (18), em São Paulo, da inauguração de um anel óptico de 20 quilômetros que aumenta a segurança e efetividade da internet no Brasil. Kassab colocou toda a estrutura do Ministério à disposição para que os órgãos responsáveis pela gestão da internet no País mantenham seu padrão de eficiência. “Eu espero, no tempo em que estiver à frente do Ministério, poder colaborar para que vocês possam continuar esse trabalho de excelência e consigam ampliá-lo, para que o Brasil possa ganhar com o trabalho de cada um de vocês.”

Na manhã desta sexta-feira (19), o ministro participou de reunião do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), no Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). Segundo ele, “posso dizer, pela minha experiência de vida pública, que neste ambiente nós respiramos decência, integridade, espírito público e muita eficiência”. Kassab comentou ainda que, “aqui, nós podemos observar o que é um projeto de qualidade, que traz modernidade e segurança para o Brasil, além de ser inquestionavelmente, no plano nacional ou internacional, referência no que diz respeito à internet”, completou.

NIC.br e CGI.br são os órgãos responsáveis pelo anel de fibra óptica que conecta suas instalações na capital paulista. Os cabos reforçam a segurança e a efetividade do Brasil Internet Exchange (IX.br), que mantém a infraestrutura necessária para a interligação direta entre as redes de todo o país. O IX.br de São Paulo é o maior ponto de troca de tráfego do hemisfério sul e o quinto maior do mundo.

Orçado em R$ 6 milhões, o projeto foi viabilizado graças à receita do NIC.br com atividades de registro de domínios e da distribuição de números de IP (Internet Protocol). O anel percorre um trajeto subterrâneo construído por meio de um método não destrutivo de perfuração, em até cinco metros de profundidade, nas margens do rio Pinheiros.

O CGI.br tem a atribuição de estabelecer estratégias relacionadas ao uso e ao desenvolvimento da internet no Brasil e diretrizes para a execução do registro de nomes de domínio, a alocação de endereço IP e a administração pertinente ao domínio de primeiro nível “Ponto BR”. O colegiado também promove estudos e recomenda procedimentos para a segurança da rede e propõe programas de pesquisa e desenvolvimento que permitam a manutenção do nível de qualidade técnica e inovação dos serviços digitais.

Já o NIC.br existe para implementar as decisões e os projetos do CGI.br, responsável por coordenar e integrar iniciativas e serviços da internet no país.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter