Ministro libera recursos que tornam Santa Bárbara d’Oeste cidade referência em saneamento

Investimento de R$ 19,7 milhões em ETE permitirá à cidade tratar 100% do esgoto coletado. Para o ministro Kassab, “é desta maneira que iremos construir não apenas uma Santa Bárbara melhor, mas um Brasil melhor”.

02/02/2016

FacebookWhatsAppTwitter
Kassab e Denis

O ministro Gilberto Kassab e o prefeito Denis Andia: recursos fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

 

O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, acompanhado pelo prefeito de Santa Bárbara d’Oeste (SP), Denis Andia, anunciou nesta terça-feira (2) a contratação de investimentos no valor de R$ 19,7 milhões para a implantação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Barrocão.

Os recursos fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), que visa a promoção dos serviços públicos de saneamento básico, proporcionando melhoria das condições de saúde e de qualidade de vida à população.

Além de Kassab e do prefeito, participaram da cerimônia prefeitos de outras cidades da região e diversas lideranças políticas, a exemplo do presidente em exercício do PSD, ex-deputado e líder da bancada do partido na Câmara, Guilherme Campos.

De acordo com o prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, a ETE do Barrocão “é um sonho antigo da cidade, que já exigiu muitos projetos e visitas a Brasília, e que agora, no curto espaço de tempo que o ministro Kassab está à frente do Ministério, foi finalmente transformado em realidade”.

Para o prefeito Denis Andia, este é um passo importante para que Santa Bárbara d’Oeste seja uma das poucas cidades da região a ter 100% do seu esgoto coletado e tratado. “Trata-se de um recurso importante, muito bem vindo, ainda mais em um momento de escassez de recursos em todo o País. Este é um trabalho que a cidade vem desenvolvendo há pelo menos 10 anos. Após a vinda do ministro Gilberto Kassab, em setembro, nós tivemos uma ampla aceleração desse processo, permitindo celebrar hoje esse contrato”, afirmou. “É uma obra que tratará o esgoto de uma população de quase 120 mil pessoas dos bairros da região Norte e Leste da cidade. Agora é fazer a finalização do projeto, aprová-lo junto à Caixa Econômica Federal para podermos licitar e dar início à obra”, acrescentou.

campos

O deputado Guilherme Campos participou da cerimônia

O ministro Kassab, por sua vez, destacou a importância de investimentos na área de saneamento que vêm sendo realizados pelo Ministério. “A parceria entre o Governo Federal e os municípios, concretizada em investimentos como esse que estamos anunciando aqui em Santa Bárbara d´Oeste, é essencial para o aumento da qualidade de vida da população”, afirmou.

O ministro Gilberto Kassab ressaltou ainda que este investimento coloca novamente Santa Bárbara d’Oeste como uma cidade referência no País. “Com a liberação de recursos tornamos Santa Bárbara d’Oeste uma cidade referência. O caminho certo é investir em saneamento, mobilidade e educação e é isso que estamos fazendo em Santa Bárbara”, disse. “Agradeço ao prefeito, que entende a importância do Ministério das Cidades, e trago o abraço da presidente Dilma Rousseff. É desta maneira que iremos construir não apenas uma Santa Bárbara melhor, um São Paulo melhor, mas sim um Brasil melhor”, analisou.

O investimento a ser realizado dispõe da implantação da ETE Barrocão com capacidade de tratamento para 140 litros por segundo, para tratamento de esgotos sanitários oriundos dos bairros Jardim das Orquídeas, Nova Conquista, Santa Fé, Parque Zabani, Jardim Europa, Parque Ferrarezi, Jardim das Palmeiras, Chácaras São Sebastião, Jardim Dona Regina, Jardim São Camilo, Jardim Cândido Bertini, Jardim Adélia I e II, Vila Dainese, Santa Rosa I, Turmalinas, Jardim São Fernando, Jardim Pérola, Cidade Nova, Planalto do Sol II, beneficiando mais de 115 mil habitantes.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter