Ministro propõe nova forma de ​crédito para pequena empresa

Em entrevista ao jornal Valor Econômico, Guilherme Afif anunciou o envio, ao Congresso, do projeto que cria a Empresa Simples de Crédito, ideia inovadora para financiar pequenas empresas.

29/06/2015

FacebookWhatsAppTwitter

Chega ao Congresso Nacional nos próximos dias um projeto de Lei Complementar que propõe a criação da Empresa Simples de Crédito (ESC), com o propósito de aumentar o volume de crédito para empresas de pequeno porte. A iniciativa é do ministro da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif, e foi antecipada por ele em entrevista publicada na edição desta segunda-feira (29) do jornal Valor Econômico.

O ministro conta, na entrevista, que a ideia foi inspirada em seus avós, do interior do Estado de ​São ​Paulo. “Quem dava crédito era o comerciante, era olho no olho, no fio do bigode”, lembra Afif. “Todos os bancos que cresceram foram as antigas casas bancárias locais, eu estou voltando a este conceito, porém sem captação de dinheiro alheio”.

Na entrevista dada ao Valor, o ministro explica que o conceito da Empresa Simples de Crédito: “É o cidadão, que tem o dinheiro dele e que, em vez de entregar para uma instituição financeira aplicar, vai emprestar dinheiro na localidade dele, que é onde conhece as pessoas”. Segundo ele, hoje os cinco maiores bancos brasileiros têm 77% do crédito concedido a empresas de pequeno porte. “E quando têm essas empresas estão pagando hoje, na crise, 40% ao ano de juros para capital de giro”.

Leia a íntegra da entrevista do ministro Guilherme Afif ao Valor.

 

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter