Ministro quer elevar investimentos em ciência e educação

Em reunião com reitores de universidades, ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, ressaltou a importância da produção do conhecimento científico do país

13/04/2017

O ministro Gilberto Kassab se reuniu com a diretoria da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, afirmou esta semana que está trabalhando para garantir a liberação de recursos para projetos de pesquisa, sobretudo aqueles que já estão aprovados. “As universidades concentram a produção do conhecimento e espero colaborar para suprir essa queda de investimento no setor”, afirmou durante reunião com a diretoria da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

No encontro, o vice-presidente da Andifes, Paulo Márcio de Faria, apresentou as principais reivindicações das instituições. A primeira delas, segundo ele, é a execução da emenda apresentada ao orçamento de 2016, que prevê a destinação de recursos para as universidades federais.

Os representantes da Andifes também pediram o apoio do ministro para recuperar o montante original de R$ 400 milhões previstos no edital do CT-Infra, lançado em 2014 pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), para a aquisição de equipamentos de grande porte pelas instituições. Em razão de restrições orçamentárias, a Finep reduziu o valor do repasse pela metade, limitado a R$ 200 milhões.

Os representantes da associação também pediram empenho do ministério na conclusão do decreto que regulamenta o Marco Legal de Ciência e Tecnologia, em elaboração por um grupo formado por representantes do MCTIC, do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, universidades e comunidade científica.

Os reitores também destacaram a necessidade de uma medida que permita ampliar a utilização dos recursos próprios arrecadados pelas universidades. Segundo a reitora da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão, há uma limitação orçamentária para utilizar os recursos captados pelas próprias instituições.