PESAR

Morre ex-secretário da Habitação de São Paulo

Orlando Almeida Filho conduziu dois dos mais importantes projetos de urbanização da cidade de São Paulo

21/12/2018

FacebookWhatsAppTwitter

Orlando Almeida Filho deixa esposa, dois filhos e duas netas.

 

Edição: Scriptum

 

Principal executivo de dois dos mais importantes projetos de urbanização da cidade de São Paulo, o ex-secretário da Habitação da Prefeitura Orlando Almeida Filho faleceu nesta sexta-feira (21), na capital paulista, aos 68 anos, vítima de câncer no pulmão. Advogado de formação, Orlando entrou para a vida pública em 2005, quando foi nomeado secretário pelo então prefeito José Serra. Continuou no comando da pasta da Habitação quando Serra se elegeu governador do Estado e Gilberto Kassab assumiu o comando da Prefeitura, em 2006.

Como secretário, esteve à frente do projeto de urbanização da segunda maior favela de São Paulo, Paraisópolis. Além disto, conduziu obras de recuperação em 42 outras favelas paulistanas, processo que beneficiou diretamente mais de 80 mil famílias. No seu período como secretário da Habitação da Prefeitura foram construídas 12 mil unidades habitacionais. Foi na gestão de Orlando como secretário da Habitação que aconteceu, também, o maior programa de regularização fundiária de São Paulo, de intervenção em cortiços e obras de recuperação em mananciais.

Em 2008, Kassab colocou Orlando Almeida à frente da Secretaria de Controle Urbano (Contru). Ali, enfrentou alguns dos maiores desafios de sua vida pública. A máfia do combustível adulterado, por exemplo. Dezenas de postos de abastecimento foram lacrados por vender gasolina fora da especificação. Orlando participou ativamente, ainda, de ações com as polícias Federal, Civil e Militar contra a falsificação de produtos e a venda de mercadoria roubada. Em 2010, participou ativamente do Projeto Centro Legal, que buscava dar tratamento e encaminhamento às pessoas que viviam na cracolândia, transformando a área em um centro educacional. Em abril de 2017 recebeu a Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da Cidade.

A origem de Orlando foi o setor imobiliário. Começou no escritório Roque e Seabra, onde chegou a comercializar 100 mil imóveis ao longo de sua carreira. Profundo conhecedor do mercado, tinha grande senso crítico e analítico. Foi presidente do Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo (SCIESP), do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) e membro do Secovi. No biênio 2005-2007 esteve à frente do Conselho Municipal de Habitação, quando viabilizou parcerias entre o Governo Federal e a Companhia de Desenvolvimento (CDHU).

Filho de família humilde, tinha fina percepção dos anseios e necessidades das pessoas. Atribuía isso ao fato de que só foi usar sapatos pela primeira vez aos 11 anos de idade. Queria ser físico, curso que chegou a frequentar por um ano, mas a necessidade o levou ao Direito.

Orlando Almeida Filho deixa esposa, dois filhos e duas netas.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter