São Paulo

Mulheres são destaque na campanha​ em Pedro de Toledo​

Coligação União e Força tem Neusa Omura e Debora Almeida para a eleição majoritária e oito candidatas à Câmara Municipal​ da cidade do Vale do Ribeira​

25/08/2016

FacebookWhatsAppTwitter
IMG_20160824_162039512

Da esq para a dir: Márcia da Saúde, Sandra da Limpeza, Alda Marco Antonio, Meire ACS, a candidata a prefeita Neusa Kanashiro Omura e Carmelita do Bar.

As mulheres tomaram conta da campanha eleitoral do PSD em Pedro de Toledo, município de 11 mil habitantes do Vale do Ribeira, no Estado de São Paulo. A coligação União e Força, com PTN e Solidariedade, está lançando duas candidatas à eleição majoritária e 8 mulheres na proporcional – elas são mais da metade dos 15 candidatos a vereador pela coligação na cidade.

A candidata a prefeita da coligação é Neusa Kanashiro Omura (PTN), conhecida em Pedro de Toledo como Neusinha. Ao seu lado, como candidata a vice-prefeita, está a atual vereadora pelo PSD Debora Cristiane de Almeida. Elas tem planos ambiciosos, para tirar a administração pública da letargia dos últimos anos. E não falta quem aposte nelas. A coordenadora nacional do PSD Mulher, Alda Marco Antonio, é uma delas: “Neusinha e Debora são inteligentes, ativas e conhecem o que Pedro de Toledo precisa”, diz.

As duas tem planos para atuar especialmente em três áreas: saúde, educação e funcionalismo público, segundo elas as mais problemáticas atualmente. “Na saúde, o atendimento é deficiente e além do mais faltam médicos e remédios”, diz Neusinha, apontando uma situação que é comum a muitos municípios. Ela destaca também a desmotivação do funcionalismo público – a Prefeitura é, hoje, a maior empregadora da cidade, com 480 servidores. “Eles estão desmotivados; o salário é baixo e as condições de trabalho ruins”. Debora lembra de escolas que fecharam em bairros distantes: “Foram quatro no total, o que obriga as crianças a percorrerem grandes distâncias para chegar até as novas escolas”.

Um dos projetos que a dupla não perde de vista é uma ideia de Alda Marco Antonio. Hoje, 92% do território de Pedro de Toledo é de áreas de proteção ambiental, o que inviabiliza muitas atividades econômicas. Alda propõe que o município seja um polo de empresas limpas. “Para isto, basta levar cabos de fibra ótica até lá”, diz. “A partir daí é possível estimular o desenvolvimento de várias atividades econômicas”. Hoje, Pedro de Toledo é dependente, basicamente, da cultura da banana.

As candidatas do PSD à Câmara Municipal, pela coligação União e Força, são Sandra da Limpeza, Meire ACS, Carmelita do Bar, Yara Monitora, Roseli Xilita, Norma das Baianas, Léia da Natura e Dulce Barbosa.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter