Município administrado pelo PSD é premiado por promover uso correto de remédios

O prefeito Alex Salvador (PSD), de Itabirito, em Minas Gerais, explica porque a cidade foi considerada na Mostra Nacional “Brasil Aqui tem SUS” como a melhor experiência da região Sudeste na promoção do uso correto de medicamentos.

31/08/2015

FacebookWhatsAppTwitter
O prefeito Alex Salvador

O prefeito Alex Salvador

Situada a 55 km de Belo Horizonte, o município de Itabirito (MG), de 45 mil habitantes, foi premiado na 12ª Mostra Nacional “Brasil Aqui tem SUS” como a melhor experiência da região Sudeste, com o projeto “O trabalho do Agente Comunitário de Saúde na promoção do uso correto de medicamentos”.

Desenvolvido pela Secretaria da Saúde da gestão do prefeito Alex Salvador (PSD), o projeto promove a capacitação dos agentes comunitários de saúde (ACS) para orientar a população quanto ao uso racional e correto de medicamentos, que configura um dos maiores problemas de serviços de saúde.

O prêmio é apenas um dos pontos positivos da administração do prefeito Alex Salvador, que assumiu a gestão da cidade em 2013, com a missão de organizar praticamente todos os setores da cidade. Pertencente a uma família com tradição na política de Itabirito, Alex Salvador foi vereador por quatro legislaturas e também foi prefeito interino por um curto período em 2009. Toda essa experiência, diz ele na entrevista a seguir, contribuiu para os rápidos resultados que sua gestão vem obtendo.

Qual era situação da cidade quando você assumiu a prefeitura? E hoje, como está?

O meu principal desafio era organizar a cidade. Quando assumimos, em 2013, tudo era prioridade: saúde, lazer, educação, conclusão de obras inacabadas, atendimentos sociais, regulamentações, concursos públicos. Todos queriam uma Itabirito organizada. Trabalhamos incessantemente para isso. Hoje, temos uma cidade limpa, bonita, com qualidade de vida em tudo, principalmente na saúde. Em dois anos e meio de governo foram muitas conquistas para a população: inauguramos a Escola Manoel Salvador de Oliveira, no bairro São José, o Senai, a UPA, a UBS Central, a Sede do Corpo de Bombeiros, implantamos um campus do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), movimentamos o esporte, realizamos grandes festas (Samba de Boteco, Carnabirito, Carnaval, Julifest, Rodeio, Festa da Itália, Viação Gastronômica, Aniversário da cidade, Natal Iluminado), doamos uniformes para toda a rede municipal de ensino. Além disso, diversificamos a economia atraindo diversas empresas, como é o caso da instalação da Coca-Cola, segunda maior fábrica verde do mundo, no distrito industrial da BR-040, onde também desapropriamos 1.157.000 m² para a implantação de 26 novas empresas na cidade.

Quais dificuldades ainda são enfrentadas na gestão da saúde pública?

As maiores dificuldades enfrentadas sempre esbarram no financiamento. O município sempre acaba arcando com uma parcela muito pesada, as demandas não diminuem e o recurso financeiro não acompanha as necessidades. Enquanto o Estado e União contribuem com percentuais que giram em torno de 10% (em média entre ambos), o município investe em torno de 30%. Essa disparidade é muito grande. Outro problema é a judicialização da saúde que além de criar problemas também orçamentários e financeiros, vão contra a lógica do SUS de acesso universal.

Como surgiu a ideia do projeto que foi premiado pelo Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde?

O projeto foi criado pela farmacêutica do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Rosângela Furtado, junto aos agentes comunitários de Saúde e pela diretora da Atenção Primária em Saúde, Carla Vitor. A automedicação, as prescrições inadequadas, a dificuldade de acesso, a baixa adesão aos tratamentos e a falta de informação da população são situações enfrentadas no dia a dia pelos profissionais de saúde.

Com base nisso, foi elaborada uma capacitação, com a carga horária de 40 horas, envolvendo conhecimentos básicos sobre medicamentos. Durante o curso, foram abordados os riscos da automedicação, os cuidados com o armazenamento, o descarte correto de medicamentos, o abandono do tratamento, a dosagem correta, entre outras questões.

Para concorrer ao prêmio, relatamos nossa experiência nos Conselhos das Secretarias Municipais de Saúde de seus Estados (Cosems). O projeto passou pela análise das comissões técnicas regional e estadual para serem classificados e concorrerem à mostra nacional. Itabirito teve dois trabalhos selecionados para serem expostos: sobre Saúde auditiva e do Trabalhador e o de Promoção do Uso Correto de Medicamentos, que foi o que recebeu a premiação.

 

As autoras do projeto recebem o prêmio.

 

Qual a foi a reação de vocês ao receber esse prêmio?

A minha reação não foi de surpresa, porque sempre tivemos o objetivo de oferecer para população a melhor qualidade de vida, ao contrário do que acontece em grande parte do país. Saúde e Educação são nossas prioridades.

A Secretaria de Saúde tem recebido alguns prêmios em função do serviço de saúde prestado. Em 2013 recebemos um prêmio do Ministério da Saúde de Gestão Inovadora do SUS com um trabalho sobre monitoramento Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ). Fomos o único município de pequeno porte a figurar entre os melhores trabalhos do país.

Em 2014, obtivemos também do Ministério da Saúde uma classificação de todas as equipes do programa de saúde da família conceituando-as qualitativamente acima da média e muito acima da média, configurando o serviço ofertados nas unidades básicas de saúde como um dos melhores da região metropolitana de Minas Gerais. Essa conceituação ocorreu através do PMAQ.

Recentemente Itabirito obteve a classificação como o 2º melhor serviço de saúde bucal de Minas Gerais para municípios com até 50 mil habitantes.

Essa premiação de agora, que trata da capacitação dos agentes comunitários de saúde em assistência farmacêutica, avaliou as ações exitosas de cerca de 230 secretarias municipais de todo o país e de 80 da região sudeste, sendo que a ação apresentada por Itabirito foi eleita pela comissão como a melhor da região sudeste e uma das cinco melhores do país, e já está sendo repassada para vários municípios.

Além disso, nos próximos meses vamos inaugurar duas grandes Unidades Básicas de Saúde, temos uma outra em construção, e ainda iremos construir um novo canil municipal. Tudo isso reflete o empenho da equipe, da gestão e o respeito pela saúde das pessoas.

 

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter