Mutirões garantem o direito à moradia

Criado em 2009 pelo governo federal, o programa “Minha Casa Minha Vida Entidades” ajuda famílias a construírem suas próprias casas. No Rio, o primeiro a ser inaugurado será o condomínio Esperança.

26/05/2015

FacebookWhatsAppTwitter
Mutirão-Foto-Camila-Nobrega

As famílias beneficiadas têm renda mensal entre até R$ 1.600.

Em sistema de mutirão, tijolo por tijolo, as casas foram subindo nos últimos quatro anos no condomínio Esperança, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O conjunto habitacional será o primeiro a ser inaugurado no Estado com recursos do programa “Minha Casa Minha Vida Entidades”, criado em 2009 pelo governo federal e ainda muito pouco conhecido na maior parte dos Estados. No local, tudo é feito pelas mãos dos futuros donos e donas das casas, a maioria delas antes sem experiência no assunto.

Clique e confira a reportagem completa no site do Ibase.

Em reportagem publicada originalmente pela revista Trincheiras, e republicada pelo Canal Ibase, a futura moradora do condomínio Esperança, Maria Ribamar, contou sua história: “Foram quatro anos de muito trabalho, muita entrega e pouco descanso, mas eu tenho orgulho de dizer que ergui cada pedacinho da minha casa. Vou batalhar muito para fazer desse lugar um canto especial de viver”.

Ribamar faz parte de um grupo de 70 famílias que em breve chegarão ao local de mala, cuia e muitas ideias. Assim que o habite-se for liberado, elas se mudarão para o condomínio Esperança, inteiramente construído pelos próprios moradores e moradoras.

Ligado à Secretaria de Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, com recursos da Caixa Econômica Federal, o Entidades nasceu depois de muita luta dos movimentos sociais pelo direito à moradia, com o objetivo de tornar este direito acessível às famílias organizadas por meio de cooperativas habitacionais e associações. A proposta é fomentar a autogestão e possibilitar que os próprios moradores façam parte de todo o processo de planejamento e construção dos conjuntos habitacionais, diferentemente do que ocorre na linha tradicional do programa Minha Casa Minha Vida.

As famílias beneficiadas têm renda mensal entre até R$ 1.600. A contribuição mensal é calculada de acordo com a renda que foi declarada no início da construção e será iniciada no momento da mudança para a nova casa. Todos continuarão fazendo os pagamentos mensalmente durante os próximos dez anos.

 

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter