Força feminina

Na Bahia, mulheres fizeram a diferença nas eleições

PSD foi o partido que mais elegeu prefeitas e vereadoras no Estado. Para Ivana Bastos, coordenadora local do PSD Mulher, “maior participação feminina é um reflexo do forte nosso trabalho”

01/11/2016

FacebookWhatsAppTwitter
Ivana

A coordenadora do PSD Mulher Bahia e deputada estadual, Ivana Bastos.

O trabalho realizado pelo PSD Mulher da Bahia gerou bons resultados nas últimas eleições. Foram eleitas 14 prefeitas, 9 vice-prefeitas e 74 vereadoras entre as mais de 800 mulheres que disputaram cargos eletivos pelo PSD no Estado. No total, o PSD elegeu 83 prefeitos e 595 vereadores.

Com esse resultado, o PSD igualou o número de mandatárias eleitas em 2012, tornando-se também o partido que mais elegeu prefeitas e vereadoras na Bahia. Contudo, na visão da coordenadora do PSD Mulher Bahia e deputada estadual Ivana Bastos, o número expressivo de mulheres disputando cargos eletivos foi a maior vitória do partido nestas eleições.

“A maior participação feminina é um reflexo das comissões do PSD Mulher em todo o Estado. Hoje temos núcleos em 72 municípios baianos, onde as mulheres trabalham ativamente discutindo a política. O trabalho que o PSD Mulher fez, de criar comissões nesses municípios, diplomar as coordenadoras, de estar sempre presente, tudo sob a liderança da nossa coordenadora nacional Alda Marco Antonio, é um exemplo e fez a diferença nessas eleições”, afirma Ivana.

Os diretórios, segundo ela, trabalharam na conscientização das mulheres, para que elas tomassem a frente das campanhas, se lançassem candidatas e buscassem o protagonismo nas disputas. “É muito comum ver partidos lançando candidaturas femininas apenas preencher a cota mínima exigida por lei. No nosso caso, não. As mulheres foram orientadas a lutar em pé de igualdade pelo espaço delas. Foram candidatas que realmente disputaram, que fizeram seu próprio caminho”, esclarece.

Dentre as vitórias obtidas, Ivana destaca a reeleição de Cláudia Oliveira em Porto Seguro, cidade com mais de 125 mil habitantes. “Porto seguro é a cidade-mãe da Bahia. A reeleição de Cláudia Oliveira foi uma vitória muito importante. Ela foi a primeira prefeita da história do município, e conseguir a reeleição foi a aprovação à administração que ela vem fazendo”, conclui.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter