Show Safra

No MT, Kassab destaca contribuição da tecnologia para a agricultura

Ao visitar a feira Show Safra BR163, em Lucas do Rio Verde (MT), ministro lembrou que a agricultura brasileira já tem tecnologia de ponta e que o uso da internet pelo setor vai avançar ainda mais

23/03/2017

O ministro Kassab: “Nossa tecnologia tem no campo, na agricultura, o que há de mais avançado.”

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, participou nesta quinta-feira (23) da exposição agroindustrial Show Safra BR 163, no município de Lucas do Rio Verde (MT). O evento é considerado a maior vitrine tecnológica para o agronegócio e a produtividade no campo e reúne os principais produtores da região. Para o ministro, “nossa tecnologia tem no campo, na agricultura, o que há de mais avançado. Eu tenho certeza absoluta que a cada ano nós teremos um avanço extraordinário da internet na produção brasileira e vamos contribuir para que a ciência, tecnologia e a inovação estejam a serviço do setor”, afirmou.

Kassab reiterou a importância do lançamento do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) para ampliar o acesso à banda larga no país. “O satélite ficará no espaço a uma altura de 36 mil km da linha do Equador e proporcionará a todo o território nacional contato com a banda larga. Isso vai nos dar a oportunidade de levar a internet para outros extremos. A capacidade desse satélite é mais que o dobro de todas as operadoras juntas hoje.”

O SGDC é o primeiro satélite geoestacionário brasileiro de uso civil e militar. Adquirido pela Telebras, o equipamento tem uma banda Ka, que será utilizada para comunicações estratégicas do governo e para ampliar a oferta de banda larga no país, especialmente nas áreas remotas, e uma banda X, que corresponde a 30% da capacidade do satélite, de uso exclusivo das Forças Armadas. Sua capacidade de operação é de 18 anos. “Trinta por cento da sua capacidade será disponibilizada para as nossas Forças Armadas, principalmente, para monitorar as fronteiras. Dez por cento será investido no Ministério da Educação e outros 10% no Ministério da Saúde”, explicou Kassab.

Também participaram do Show Safra BR 163 o vice-governador de Mato Grosso, Carlos Fávaro (PSD), e o prefeito de Lucas do Rio Verde, Flori Luiz Binotti (PSD).