Eleições

Novo governador do Amazonas, David Almeida, é do PSD

Antes presidente da Assembleia Legislativa, ele assumiu o cargo, por quatro meses, após impedimento do governador anterior. Ele ficará à frente do Estado até a eleição do novo governo

15/05/2017

David Almeida vai ocupar o cargo nos próximos quatro meses, até a eleição de um novo governador e vice.

Desde a semana passada, o Estado do Amazonas tem um novo governador. É David Almeida, deputado estadual do PSD que vinha ocupando a presidência da Assembleia Legislativa amazonense e que foi guindado ao Governo do Estado após o impedimento do governador anterior pela Justiça Eleitoral. Com 48 anos de idade e mais de uma década de atividade parlamentar, David Almeida vai ocupar o cargo nos próximos quatro meses, até a eleição de um novo governador e vice, que então se encarregarão da gestão até o final de 2018.

Em entrevista ao portal Em Tempo Online, de Manaus, ele já adiantou, no final da semana passada, as linhas mestras de seu governo. “O interesse público tem que estar acima dos partidos, acima dos políticos e tem que ser a ação que vá beneficiar as pessoas e os políticos devem trabalhar para beneficiar a população sem cores partidárias”, afirmou.

Com muito pouco tempo para tomar pé da situação e formar sua equipe, o novo governador amazonense garante: “Tive entre dois e três dias para tomar decisões e convidar pessoas para compor minha equipe de trabalho. Não planejei ser governador, mas estou pronto para atravessar esse rio, até que nós possamos entregar o governo de uma forma tranquila para aquele que será nosso sucessor”, disse.

Uma de suas primeiras medidas foi anunciada já na manhã de segunda-feira (15), quando participou de cerimônia em um bairro da capital amazonense para anunciar a retomada das obras de construção viária da Avenida das Flores, que terá o maior corredor exclusivo do transporte coletivo em Manaus.

David Almeida: “Não planejei ser governador, mas estou pronto para atravessar esse rio”

Durante seu curto mandato, Almeida pretende entregar toda a extensão da avenida. “Estamos cumprindo com a ordem de serviço e com a expectativa do organograma da empresa de construção de entregar a via à população até setembro desse ano. Não queremos sair sem deixar nossa marca registrada no Amazonas”, explicou o governador.

David Almeida afirma também que o governo do Estado está pronto para oferecer uma parceria com a Prefeitura de Manaus para resolver a questão da tarifa de transporte coletivo. “A parceria antiga, o governo abria mão do recolhimento do ICMS da venda do diese e, por isso, seguravam o preço das passagens do transporte público. Esse recurso é na ordem de R$ 4 milhões/mês, só de ICMS. E eu acredito que vamos reeditar essa parceria, desde que o preço da passagem volte a diminuir”, explicou.

Em relação ao interior do Estado, o governador lembrou que será executado o planejamento para investir R$ 1,6 milhão, em dois anos, para atenção aos sistemas viários a todos os municípios do interior. “Logo de início, não poderemos chegar em todos os locais, mas, semana que vem, já vamos anunciar quais os municípios poderão ser agraciados com a ordem de serviço. Também vamos implantar os projetos referentes à matriz econômica ambiental”, avisou.