ESTADOS

Novos dirigentes fortalecem PSD-MT para eleições de 2020

O empresário Geraldo Macedo é o novo presidente do diretório de Cuiabá. O vice-prefeito da capital mato-grossense, Niuan Ribeiro, será o vice-presidente e o secretário-geral é Toninho de Souza

22/05/2019

Eleições do diretório municipal foram realizadas na última segunda-feira, dia 20.

Edição: Scriptum

O novo comando do diretório municipal do PSD de Cuiabá (MT) foi definido em eleição realizada na segunda-feira (20), com o empresário Geraldo de Souza Macedo eleito em chapa única para a presidência. Para a vice-presidência foi eleito o vice-prefeito da capital mato-grossense, Niuan Ribeiro, enquanto a secretaria-geral ficou com o deputado estadual Toninho de Souza.

O novo presidente municipal da sigla participou das eleições do ano passado como primeiro suplente na composição para o Senado com o então candidato Carlos Fávaro, quando obtiveram 434 mil votos. Por sua vez, o novo secretário-geral vem de uma trajetória de três mandatos consecutivos como vereador e, agora, ocupa o posto de deputado estadual.

O PSD é o segundo maior partido do Mato Grosso em número de prefeitos, com 26 gestores eleitos em 2016, 21 vice-prefeitos e 268 vereadores. Para o presidente do diretório estadual, Carlos Fávaro, os números são representativos e vão colocar o PSD à frente nas eleições municipais em 2020.

Fávaro destacou a trajetória de Geraldo Macedo. “Além de gestor formidável na iniciativa privada, é o Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica de Mato Grosso, presidente da Zona 5 da Confederação Maçônica Interamericana, a CMI, que representa todo o Brasil, além de membro do Conselho Executivo da Conferência Mundial das Grandes Lojas Regulares, função anunciada há uma semana pelo secretário-geral da World Conference of Regular Masonic Grand Lodges e Grão-Mestre da Espanha, Oscar de Alfonso”.

Fávaro observou ainda que Toninho de Souza foi o vereador mais votado da capital e de todo o Estado, com quase 6 mil votos em 2016. “Foi a votação mais expressiva para uma vaga na Câmara Municipal de Cuiabá”, lembra. Em 2018, ele conquistou mais de 17 mil votos para uma vaga na Assembleia Legislativa. “Saímos fortalecidos nas duas últimas eleições e vamos fazer a diferença em 2020”. Na capital, o partido espera que a experiência de Toninho de Souza seja fundamental para manter a unidade e o trabalho de base para compor uma chapa forte para a Câmara Municipal.

O vice-prefeito de Cuiabá, Niuan Ribeiro, também destacou o papel do novo diretório na capital. Ele salientou que Geraldo Macedo é um dos incentivadores no Brasil do Movimento Maçonaria Executiva, que tem sido exemplo no processo de construção de uma nova sociedade. “É através da política que vamos melhorar aspectos na sociedade. Mudanças profundas começam com a participação partidária, que é um palco de debates”, diz.

Macedo, por sua vez, enfatizou que não adianta reclamar de um país mergulhado em corrupção se não arregaçar a manga da camisa, filiar-se em um partido e ousar ao ser candidato. “Precisamos acreditar que somos capazes e que podemos fazer diferente”.

Com as novas direções municipais empossadas, o comando estadual do PSD defendeu um planejamento estratégico para cada município considerando tendências, os melhores nomes, quais cidades terão candidaturas próprias ou terão composições.

Toninho de Souza diz que a tendência é que o PSD tenha candidatura majoritária nas maiores cidades, incluindo Cuiabá, mas também não descarta coligações. “Por enquanto não falamos em nomes, mas em fortalecimento da sigla. Depois, com um time formado e vigoroso, vamos ao combate”. De acordo com o deputado, “de qualquer forma, coligado ou não, o PSD trabalha para se tornar uma sigla ainda mais expressiva no cenário político de Mato Grosso”.