Educação

Ourinhos investe na qualidade da merenda escolar

Projeto criado pelo prefeito Lucas Pocay (PSD) oferece acompanhamento nutricional em todas as escolas públicas do município e beneficia cerca de 20 mil estudantes

15/08/2017

Para garantir uma alimentação saudável aos estudantes de Ourinhos, o prefeito Lucas Pocay (PSD) determinou a criação de um grupo de nutricionistas responsáveis pela elaboração do cardápio em todas as unidades públicas de ensino da cidade do interior paulista, que tem pouco mais de 100 mil habitantes. A medida beneficia cerca de 20 mil alunos, incluindo os da rede estadual, cuja merenda escolar é fornecida pela Prefeitura.

A chefe do setor de Nutrição, Marília Máximo, informa que o cardápio é composto por frutas, verduras, legumes, arroz, feijão, carnes e ovos. Os nutricionistas também fiscalizam a chegada dos alimentos nas escolas, checam a temperatura, a qualidade e o peso dos produtos e verificam até as condições do veículo utilizado no transporte. A equipe acompanha o preparo das refeições e promove treinamentos para as cozinheiras. “Nós elaboramos o cálculo da demanda de alimentos para cada escola, testamos a aceitação de determinado alimento e elaboramos cardápios específicos, como no caso dos celíacos, que não podem comer glúten, ou os intolerantes à lactose”, explica Marília.

O atendimento é realizado de maneira que os alunos se sintam inseridos no programa de alimentação escolar. “Fazemos com que a própria criança se sirva, estimulando o aprendizado e a consciência do alimento”, acrescenta a nutricionista. Marília ressalta que a Prefeitura investiu ainda na compra de 600 pratos de vidro, substituindo os de plástico que restavam e não eram adequados, para assegurar boas condições de higiene nos refeitórios.

Agricultura familiar

A nutricionista frisa que todas as necessidades nutricionais dos estudantes são supridas e estão em conformidade com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Governo Federal. Segundo o programa, estudantes que permanecem em período parcial na escola recebem uma refeição, enquanto os que estudam em período integral recebem três. Além disso, cerca de 30% dos alimentos são provenientes da agricultura familiar.