Economia

País está criando base de crescimento sustentável, diz Meirelles

Segundo o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, mudanças nas estatais e privatizações darão solidez à economia e serviços mais eficientes para a população

04/10/2017

FacebookWhatsAppTwitter

O ministro da Fazenda Henrique Meirelles. Foto: Agência Brasil

 

Para o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, o Brasil tem avançado nos últimos meses no sentido de buscar soluções para os pontos fracos da economia. Ao participar nesta quarta-feira (4) da abertura do IV Seminário Brasileiro de Contabilidade e Custos Aplicados ao Setor Público na Escola de Administração Fazendária (Esaf), em Brasília, Meirelles destacou, por exemplo, que o governo tem feito mudanças em estatais federais como Petrobras, Eletrobras e bancos oficiais, que agora têm uma “gestão de excelência”.

Segundo ele, a mudança na governança das empresas públicas está criando uma base de crescimento sustentável na medida em que vulnerabilidades da economia estão sendo enfrentadas.

Meirelles lembrou que o governo está avançado em concessões e privatizações e buscando, com isso, serviços mais eficientes para a população. Ele lembrou os leilões recentes de hidrelétricas e de blocos de petróleo. “Foram um sucesso. Existiam dúvidas, mas sempre mostramos confiança. Eles atraíram investimentos de diversas origens. E tem muita coisa a vir na área de privatização”, disse.

Ele diz que o grande desafio do governo continua sendo a reforma da Previdência e que os benefícios de hoje estão sendo pagos por toda a sociedade brasileira. O ministro também lembrou das iniciativas do Tesouro sobre o ajuste fiscal dos Estados, mencionando o caso do Rio de Janeiro – que teve acordo celebrado recentemente. “É um programa duro e correto, que vai assegurar reequilíbrio fiscal no Rio de Janeiro”, disse.

Além disso, Meirelles informou que o Brasil solicitou entrada na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o que ajudará o país a convergir para normas internacionais e permitir, inclusive, melhor comparação de indicadores com outros países. “Estamos nos convergindo e trabalhando com outros países numa melhora de fato internacional de padrões de governança do setor público e privado”, disse.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter