SANTA CATARINA

Cidade administrada por Camilo Martins, do PSD, subiu no ranking anual

20/03/2018

Edição: Scriptum

Periodicamente, o Ministério do Turismo atualiza a categorização dos municípios que compõem o Mapa do Turismo Brasileiro. Na publicação mais recente Palhoça, município da Região Metropolitana de Florianópolis administrado por Camilo Martins, do PSD, subiu para a categoria B, que permite pleitear até R$ 500 mil por ano para realizar eventos turísticos.

Segundo Camilo Martins, a subida no ranking se deve ao crescimento econômico do município, seja pelo aumento no número de empresas e empregos no setor turístico, pela ampliação de estabelecimentos formais de hospedagem ou pelo crescimento do fluxo de turistas brasileiros e estrangeiros na cidade. “Essa melhoria de categoria é consequência de investimentos da prefeitura em diversas ações para garantir a comodidade, infraestrutura e tranquilidade para os turistas que visitam nossa cidade e, principalmente, nossas belas praias”, explica o prefeito.

A opinião do prefeito é compartilhada pelo secretário de Turismo, Adriano Mattos, que explica que a existência de um Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), de profissionais da área atuando na Secretaria Municipal de Turismo (SETUR), o aumento no Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor – CADASTUR. A capacitação de mais de 500 alunos por meio do PRONATEC e as parcerias com entidades municipais e com o curso de Turismo da Faculdade Municipal de Palhoça também são fatores determinantes para que Palhoça se destaque no Mapa do Turismo Brasileiro. “A Secretaria de Turismo está trabalhando no mapeamento e sinalização de trilhas, no roteiro gastronômico e no Plano Municipal de Turismo, que propicia novos atrativos, infraestrutura e investimentos para continuar melhorando o fluxo turístico da nossa cidade”, acrescentou.

O Mapa do Turismo Brasileiro é uma importante ferramenta do Ministério do Turismo usada para acompanhar o desempenho da economia do segmento nas cidades, além de servir como balizador para direcionar políticas públicas e verbas federais para a área. As categorias vão de A a E e a classificação determina o valor dos recursos federais que o município pode disputar para fazer eventos turísticos. No estado, a categoria B está atrás, apenas, da capital Florianópolis e dos municípios de Balneário Camboriú e Bombinhas.

Acesse o mapa.