EDUCAÇÃO

Palhoça supera meta estabelecida na avaliação do IDEB

Para o prefeito Camilo Martins, do PSD, a Educação de Palhoça serve de modelo para outros municípios

05/09/2018

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O prefeito Camilo Martins

 

Edição: Scriptum

 

A Educação de Palhoça alcançou a meta estabelecida pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB/2017) para os anos iniciais e ultrapassou a meta estabelecida para os finais do ensino fundamental, na rede pública de ensino. É o que revela um relatório divulgado em 30 de agosto pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).

De acordo com os dados divulgados pelo MEC, a meta estabelecida para Palhoça, em 2017, era de 5,7 para os anos iniciais e 4,4 para os anos finais. O município garantiu a meta de 5,7 para os anos iniciais e, nos anos finais, 4,9, superando a meta estabelecida.

O IDEB é um indicador geral da educação nas redes privada e pública. É composto pelo desempenho dos alunos em avaliações de português e matemática e pelas taxas de aprovação. Para chegar ao índice, o MEC calcula a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e desempenho no Saeb/Prova Brasil aplicada para crianças do 5º e 9º ano do ensino fundamental.

Essa classificação de Palhoça no ranking nacional é um indicativo de que os investimentos realizados pela administração municipal e o trabalho dos profissionais de educação surtiram efeitos positivos. Segundo o prefeito Camilo Martins, “a Educação de Palhoça serve de modelo para outros municípios e tem sido uma das prioridades da gestão municipal, seja na infraestrutura (com melhorias e reformas que garantem melhor conforto para os alunos e profissionais), como no pedagógico, com iniciativas como o reforço escolar, assessoria pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, cursos de formação continuada para todas as áreas e também a normativa da hora atividade, que garante o planejamento dos professores nas escolas”.

Para os gestores em educação, a conquista foi recebida com satisfação pela administração municipal, pois os números retratam uma evolução na qualidade de ensino do município. Segundo a secretária da pasta, Shirley Nobre Scharf, no alcance desse resultado se sobressai, nitidamente, o empenho coletivo e o olhar atento dos gestores. “Quando todos estão imbuídos na mesma causa, é possível transformar as dificuldades à nossa volta em bons resultados”, ressalta.

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