Tecnologia

Para Kassab, acesso à internet ajuda a modernizar gestão municipal

Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab participou de encontro com prefeitos do Triângulo Mineiro e falou sobre expansão do programa Cidades Inteligentes

29/11/2016

FacebookWhatsAppTwitter
kassab-em-uberaba

O ministro Kassab: “Os municípios estão buscando receitas extraordinárias no fim de ano para fechar as contas do custeio. A capacidade dessas receitas está se esgotando.”

 

Ao participar de Encontro dos Prefeitos Eleitos do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, em Uberaba (MG), ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, disse que o programa Cidades Inteligentes é uma ferramenta de parceria importante para modernizar a gestão dos municípios e conectar a população à internet. O evento reuniu cerca de 70 gestores eleitos na região que tomam posse em 1º de janeiro de 2017.

Ao discursar no evento, Kassab lembrou a experiência como prefeito de São Paulo e ressaltou que várias obrigações pesam sobre as prefeituras, mas não há contrapartida financeira para custear todos os serviços. Somado à crise econômica e a queda nos repasses estaduais e federais, o ministro analisou que a maioria dos prefeitos eleitos enfrentará dificuldades de gestão por causa da falta de recursos. “Os municípios estão buscando receitas extraordinárias no fim de ano para fechar as contas do custeio. A capacidade dessas receitas está se esgotando”, disse.

De acordo com o ministro, o aumento da carga tributária não é o melhor caminho para resolver a situação financeira das prefeituras. Ele argumenta que é mais urgente o governo federal revisar a metodologia de distribuição dos recursos públicos. “Não precisamos inventar impostos. O brasileiro não aguenta mais. Apenas é preciso rediscutir o que fica com cada instância de governo. Se não tiver um novo pacto federativo, os municípios que ainda não quebraram também vão quebrar”, salientou.

Além disso, Kassab reforçou no pronunciamento que o governo está à disposição para firmar parcerias com os municípios e trabalhar em conjunto para superar a escassez de recursos. Ele ainda conclamou os gestores para estabelecerem uma agenda periódica e conjunta de visitas a Brasília para cobrar respostas sobre as demandas e projetos locais.

Kassab visitou o Parque Tecnológico de Uberaba

Kassab visitou o Parque Tecnológico de Uberaba e anunciou apoio à expansão do espaço

 

Cidades inteligentes

Inicialmente chamado de Cidades Digitais, o programa Cidades Inteligentes constrói uma rede de fibra ótica nos municípios, que também recebem um conjunto de aplicativos de governo eletrônico em áreas como saúde, educação e finanças públicas, além de conectar à internet praças de acesso livre para a população. Desde 2012, o programa já alcançou 71 cidades de todo o país. A nova etapa da iniciativa pretende criar cidades inteligentes ao integrar os serviços públicos à Internet das Coisas, o que vai permitir o monitoramento inteligente em áreas como transporte, segurança e iluminação pública.

Segundo Kassab, o MCTIC articula parcerias para a expansão do programa. “O carro-chefe do nosso ministério são as iniciativas ligadas às cidades digitais, que permitem integrar os serviços públicos e oferecer à população a oportunidade de acesso gratuito à internet. O ministério está se preparando para consolidar e aprofundar as parcerias, seja com parlamentares, por meio de emendas ao Orçamento, ou com os ministérios da Fazenda e do Planejamento”, disse.

Kassab também anunciou o apoio do MCTIC à expansão do Parque Tecnológico de Uberaba. Um grupo de trabalho será criado com representantes do ministério, prefeitura, Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para discutir a criação do centro de empreendedorismo e inovação. Com mais de 1 milhão de metros quadrados, o parque abriga universidades, centros de pesquisa e órgãos de governo e oferece condições para a instalação de empresas de base tecnológica das áreas de TI, energia, meio ambiente, biotecnologia e agronegócio.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter