GESTÃO

Paraná fortalece diálogo e integração com a sociedade

O governador em exercício, Darci Piana (PSD), tem conversado com dirigentes empresariais para a construção conjunta de soluções que promovam o desenvolvimento do Estado

01/03/2019

Edição: Scriptum

O governador em exercício do Paraná, Darci Piana (PSD), recebeu esta semana empresários e representantes de entidades de classe com o objetivo de criar um canal de contato permanente com o setor. Piana, que está substituindo o governador Carlos Massa Ratinho Junior durante sua viagem aos EUA, recebeu nesta quinta-feira (28) os presidentes do Movimento Pró-Paraná e do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), além de representantes da Associação Comercial do Paraná (ACP), para discutir pautas em comum ao Estado.

Darci Piana apresentou o projeto do processo seletivo para os chefes dos Núcleos Regionais de Educação, defendeu o fim das indicações políticas na área e afirmou que o Paraná trabalha para integrar o ensino estadual aos municipais para garantir melhores índices de aprendizagem. A educação, segundo Piana, é pilar fundamental para o desenvolvimento do Paraná.

O presidente do Movimento Pró-Paraná, Marcos Domakoski, entregou um ofício ao governador em exercício para externar a disposição em colaborar com a gestão e destacou as iniciativas de austeridade e governabilidade já colocadas em prática. “É fundamental esse diálogo permanente do governo e das autoridades constituídas com o terceiro setor. O Pró-Paraná está muito feliz pois o governador Ratinho Junior e o vice Darci Piana têm possibilitado isso, o que é fundamental para o desenvolvimento do Estado”, afirmou.

O Pró-Paraná tem como principal objetivo integrar os interesses de inúmeros segmentos da sociedade civil organizada junto aos poderes constituídos. Ele é composto por entidades como Itaipu, OAB-PR, federações do comércio, indústria e agricultura, além de universidades e grupos de comunicação.

O presidente do CIEE, Domingos Murta Ramalho, disse que a entidade tem como escopo fundamental a assistência social. Em 51 anos de história, mais de 1,2 milhão de jovens ganharam oportunidade de trabalho sob orientação da entidade. “Trabalhamos com a área de estágio e aprendizagem. E temos como objetivo canalizar todas as nossas receitas dos programas de estágio e de aprendizagem para os programas sociais”, resumiu Murta Ramalho.

Ele citou os programas Jovem em Ação e Família em Ação, que têm como foco fortalecer os vínculos familiares, a promoção de cidadania e a redução da desigualdade através da emancipação de pessoas que vivem em condição de vulnerabilidade social. “Esse trabalho que o CIEE faz é de fundamental importância. Inclusive proporcionando a esses jovens não só capacitação, mas a possibilidade de obter bolsa que dá sustentação a ele e em boa parte até a sua própria família”, acrescentou.

O presidente do CIEE citou ainda o programa de contratação de 700 adolescentes de 14 a 18 anos que estão submetidos a medidas socioeducativas para a função de auxiliar administrativo aprendiz. O termo foi assinado no final de janeiro com a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho.

Darci Piana destacou, ainda, que o Estado espera resolver todos os problemas com diálogo à mesa. “Isso é fundamental”, disse o governador em exercício. Ele também enfatizou os programas de estágios, lembrando que são fundamentais para as empresas do Paraná. “Dificilmente o jovem que faz estágio não é contratado. Imagina o volume que temos no Paraná e no Brasil inteiro”, frisou.

Na quarta-feira (27), Piana recebeu representantes das Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa), da OAB-PR e de entidades do Sudoeste do Paraná.