TELEVISÃO

Portaria acaba com sinal analógico em 454 cidades de SP e RJ

Medida assinada pelo ministro Gilberto Kassab determina que todas as cidades de São Paulo contarão exclusivamente com TV digital. E desliga a TV analógica em 59 municípios do interior fluminense

12/12/2018

FacebookWhatsAppTwitter

O ministro Gilberto Kassab assinou portaria que encerra sinal analógico de TV em SP e RJ

 

Edição: Scriptum

 

Portaria que autoriza o desligamento do sinal analógico de televisão em 395 cidades do interior de São Paulo e 59 no interior do Rio de Janeiro foi assinada nesta quarta-feira (12), em Brasília, pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab. Nesses municípios, o processo de transição para o sistema digital de TV teve início em 28 de novembro e concluído nesta quarta, com o encerramento total das transmissões analógicas que beneficiará 11,5 milhões de pessoas nos dois Estados.

Kassab comemorou o resultado: “Em um país de 208 milhões de habitantes, já atingimos 130 milhões. É extraordinário”, comentou. Ele destacou que a assinatura da portaria marca a conclusão da primeira fase do cronograma de implantação do Sistema Brasileiro de TV Digital, que levou o sinal digital para 1.379 cidades brasileiras.

Em São Paulo, com o encerramento das transmissões analógicas em mais 395 cidades, todo o Estado passará a contar exclusivamente com a TV digital. “A população reconhece e percebe essa diferença na sua vida. Em especial para famílias mais humildes, a televisão é o principal entretenimento, que agora muda significativamente de qualidade”, ressaltou Kassab.

O secretário de Radiodifusão do MCTIC, Moisés Moreira, lembrou a importância do trabalho realizado pelos setores de radiodifusão e de telecomunicações, incluindo os técnicos, no processo de implantação do sistema digital. “O desligamento das transmissões analógicas impactou milhões e ocorreu sem nenhuma reclamação. É sem dúvida algo no Brasil que deu certo.”

Para o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Leonardo Euler de Moraes, a implantação da TV digital no país é uma política pública que precisa ser enaltecida pelo planejamento e execução. “É uma política pública muito exitosa, razão pela qual outros países têm nos procurado para aprender conosco sobre essa experiência.”

Ele também lembrou que, durante o processo, houve com sucesso a liberação da faixa de 700 MHz para a implantação da tecnologia 4G de telefonia móvel.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter